Deus, fala comigo agora!

 


Há dias que parece que estamos sozinhos, no silêncio total e dizemos ao Senhor: "Deus, fala comigo". Realmente, como filhos, precisamos ouvir a voz do nosso Pai celestial a nos dirigir, ensinar, acalmar e encorajar.


Deus, ainda hoje, deseja falar com seu povo. Antigamente, Ele usou profetas, a Lei, mas agora o Seu próprio Filho Jesus Cristo veio para falar aos Seus e instruí-los nos Seus caminhos (Hebreus 1:1-2).

Se você precisa de ouvir a voz de Deus, fique atento à Sua Palavra que é a fonte fidedigna e suficiente para encher seu coração de paz. Leia, medite e ore. Deus encherá seu coração com essas verdades:

"Não tenha medo, estou com você"

Deus não está indiferente ao que você tem passado. Ele diz para você não temer e confiar Nele acima de tudo. Creia apesar das circunstâncias. O Senhor mesmo te fortalece e te sustenta dia-após-dia.

Não tenha medo, pois estou com você; não desanime, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; com minha vitoriosa mão direita o sustentarei.
- Isaías 41:10

Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo", diz o Senhor.
- Jeremias 1:8

"Não tenha medo, ó vermezinho de Jacó, povozinho de Israel, pois eu o ajudarei", diz o Senhor ; "o seu Redentor é o Santo de Israel.
- Isaías 41:14

Até os cabelos de sua cabeça estão todos contados. Portanto, não tenham medo; vocês são muito mais valiosos que um bando inteiro de pardais.
- Lucas 12:7

Não tenha medo, ó terra; regozije-se e alegre-se. O Senhor tem feito coisas grandiosas!
- Joel 2:21

"Espere com confiança"

Deus nos responde consoante a Sua vontade que é boa, perfeita e agradável (Romanos 12:2). Por vezes, a resposta do Senhor é favorável, outras não, algumas vezes Ele diz simplesmente: ESPERA em mim. Isso significa descansar, confiando no tempo de Deus.

Espere no Senhor. Anime-se, e fortifique-se o seu coração; espere, pois, no Senhor.
- Salmos 27:14

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.
- Eclesiastes 3:1

Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.
Romanos 8:25

Em ti esperam os olhos de todos, e tu, a seu tempo, lhes dás o alimento.
-Salmos 145:15

Esperei com paciência pelo Senhor ; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.
- Salmos 40:1

"Tenha coragem"

As decepções, traumas e medos na vida podem ter desanimado você. Mas lembre-se: hoje e sempre, você tem motivos para ter coragem. A confiança na força de Deus lhe sustentará e destruirá seus temores. Frente aos novos desafios o Senhor lhe encoraja e dá bom ânimo. Nunca se esqueça: Senhor do universo está contigo, seja corajoso.

Sejam fortes e corajosos, todos vocês que esperam no Senhor!
Salmos 31:24

Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa deles, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará".
- Deuteronômio 31:6

Então Jesus, voltando-se e vendo-a, disse:— Coragem, filha, a sua fé salvou você.
Mateus 9:22a

Mas Jesus imediatamente lhes disse: "Coragem! Sou eu. Não tenham medo! "
- Mateus 14:27

Coragem! Lutemos bravamente por nosso povo e pelas cidades de nosso Deus. E que seja feita a vontade do Senhor !".
- 1 Crônicas 19:13

E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Jesus, vendo a fé que eles tinham, disse ao paralítico: — Coragem, filho; os seus pecados estão perdoados.
- Mateus 9:2

"Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar."
- Josué 1:7

"Fique alerta e permaneça firme na fé"

“Aguente firme, meu filho!” Imagino Deus a nos dizer muitas vezes assim… O Inimigo está sempre pronto a atacar, como um leão feroz, querendo nos destruir, nos tentando em nossos pontos mais fracos. Mas Senhor nos alerta: vigie e ore, fique atento e seja forte e corajoso contra qualquer cilada!

Fiquem alertas, permaneçam firmes na fé, mostrem coragem, sejam fortes.
- 1 Coríntios 16:13

Vigiem e orem, para que não caiam em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
- Marcos 14:38

Estejam atentos! Tomem cuidado com seu grande inimigo, o diabo, que anda como um leão rugindo à sua volta, à procura de alguém para devorar.
- 1 Pedro 5:8

"Eu te fortaleço"

Quando você pensa que não consegue mais, que já fez tudo que estava ao seu alcance, lembre-se: Deus é a força que move a sua vida. Ele te fortalece e renova o seu vigor, dando um novo fôlego todas as manhãs. Não desista!

Quanto ao mais, sejam fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.
Efésios 6:10

Mas o Senhor é fiel. Ele os fortalecerá e os guardará do Maligno.
- 2 Tessalonicenses 3:3

Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.
- Isaías 40:31

Tudo posso naquele que me fortalece.
- Filipenses 4:13

Eu te amo, ó Senhor , força minha.
O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu alto refúgio.
Salmos 18:1-2

Ele fortalece o cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
Isaías 40:29

Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre.
- Salmos 73:26

Mas a salvação dos justos vem do Senhor ; ele é a fortaleza deles em tempos de angústia.
- Salmos 37:39

Bem-aventurado é aquele cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados!
Vão indo de força em força; cada um deles aparece diante de Deus em Sião.
- Salmos 84:5-7

Mas sejam fortes e não deixem que as suas mãos desfaleçam, porque a obra de vocês será recompensada.
- 2 Crônicas 15:7

"Afaste-se do mal"

O mal se manifesta de várias maneiras. Mas, Deus nos orienta a abandonar toda forma de mal. Por vezes é externo, como o Inimigo, pessoas injustas ou costumes que desagradam a Deus. Mas, quase sempre a maldade procede também do nosso interior (rancor, inveja, falta de perdão). Afaste do que te afasta do Senhor.

Afastem-se de toda forma de mal.
- 1 Tessalonicenses 5:22

Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, juntamente com os que, de coração puro, invocam o Senhor.
- 2 Timóteo 2:22

Feliz é aquele que não segue o conselho dos perversos, não se detém no caminho dos pecadores, nem se junta à roda dos zombadores.
- Salmos 1:1

Você, porém, que é um homem de Deus, fuja de todas essas coisas más. Busque a justiça, a devoção e também a fé, o amor, a perseverança e a mansidão.
- 1 Timóteo 6:11

Ao perverso, porém, Deus diz: "De que adianta recitar meus decretos e falar a respeito de minha aliança?
Pois você recusa minha disciplina e trata minhas palavras como lixo.
Quando vê ladrões, aprova o que fazem e passa seu tempo com adúlteros.
Sua boca está cheia de maldade, e sua língua, repleta de mentiras.
Vive a caluniar seu irmão, filho de sua própria mãe.
Enquanto você assim agia, permaneci calado, e você pensou que éramos iguais. Agora, porém, o repreenderei; contra você apresentarei minhas acusações.
Pensem bem e arrependam-se todos vocês que de mim se esquecem; caso contrário, eu os despedaçarei e ninguém os ajudará.
A gratidão, porém, é um sacrifício que de fato me honra; se permanecerem em meus caminhos, eu lhes revelarei a salvação de Deus".
Salmos 50:16-23

Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.
- Tiago 4:7

"Clame a mim"

Deus fala, mas também quer te ouvir. Por isso Ele nos diz: chame, clame, ore, simplesmente, converse comigo, pois estou atento ao coração sincero. Ele responde ao nosso clamor e não nos deixa sem resposta.

 

Cla­me a mim e eu responderei e direi a você coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece".
Jeremias 33:3

Então clamem a mim em tempos de aflição; eu os livrarei, e vocês me darão glória."
- Salmos 50:15

Orem sem cessar.
- 1 Tessalonicenses 5:17

Abençoem aqueles que os amaldiçoam, orem pelos que maltratam vocês.
- Lucas 6:28

E disse:— Por que vocês estão dormindo? Levantem-se e orem, para que não caiam em tentação.
- Lucas 22:46

Orem também para que sejamos livres das pessoas perversas e más; porque a fé não é de todos.
- 2 Tessalonicenses 3:2

Eu, porém, lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês,
- Mateus 5:44

A melhor forma de falar com Deus é através da oração. Através de Jesus Cristo, recebemos esse canal direto com o Pai e podemos falar diretamente com Ele em qualquer lugar onde estivermos.

"Venha a mim de todo coração"

"Voltem-se para mim e sejam salvos, vocês, todos os confins da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.
Isaías 45:22

— Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei.
-Mateus 11:28

Cheguem perto de Deus, e ele se chegará a vocês. Limpem as mãos, pecadores! E vocês que são indecisos, purifiquem o coração.
- Tiago 4:8

"Venham e voltemos para o Senhor ! Porque ele nos despedaçou, mas vai nos curar; ele nos feriu, mas vai atar as feridas.
- Oséias 6:1

No último dia, o grande dia da festa, Jesus se levantou e disse em voz alta:— Se alguém tem sede, venha a mim e beba.
-João 7:37

De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que recompensa os que o buscam.
Hebreus 11:6

O Silêncio de Deus?

É, às vezes, parece que Deus não nos responde. Mas isso não significa que Ele não se importa com você. Boa parte dessa sensação de insegurança surge da nossa falta de intimidade com Deus. Deus é Soberano e pode querer se calar em determinada situação.

Mas, é certo que Ele está no nosso lado - apenas em silêncio - observando o nosso comportamento. Nessas horas, o importante é praticamos o que já ouvimos do Senhor e colocarmos a sua Palavra em prática. É isso que Ele quer de nós. Um autor americano disse algo que ilustra bem essa ideia:

"Nunca duvide na escuridão do que Deus lhe disse na luz."
V. Raymond Edman

O silêncio de Deus pode ter muitas razões, mas quase sempre funciona para provar a nossa fé. Muitos crentes, na Bíblia e ao longo da história passaram por momentos em que, aparentemente, Deus se calara. Mas no fim, compreendemos que Deus está no controle de todas as coisas.

"Tudo coopera para o bem"

Parece estranho experiências tristes e dolorosas servirem para alguma coisa boa, não é? Mas é isso que aprendemos na Palavra de Deus. Se amamos a Deus e somos chamados segundo a sua vontade, tudo que nos acontece é para o nosso bem.

E sabemos que Deus faz todas as coisas cooperarem para o bem daqueles que o amam e que são chamados de acordo com seu propósito.
- Romanos 8:28

Portanto, alegrem-se com isso, ainda que agora, por algum tempo, vocês precisem suportar muitas provações.
Elas mostrarão que sua fé é autêntica. Como o fogo prova e purifica o ouro, assim sua fé está sendo experimentada, e ela é muito mais preciosa que o simples ouro. Isso resultará em louvor, glória e honra no dia em que Jesus Cristo for revelado.
- 1 Pedro 1:6-7

Fala Senhor, porque o teu servo ouve

Agora, depois de ler e meditar em tantas mensagens, pare por um momento para reflexão. Será que estamos preparados para ouvir a voz de Deus? Se Ele falar conosco, reconheceremos?

Se fez essa leitura no meio de muitos afazeres, ou da agitação do seu dia, lhe convidamos a reler e meditar, separando um tempo em silêncio. Passe um tempo a sós com Deus.

O Senhor fala e tem falado, mas isso é algo tão excelente, que deve ser muito mais importante que as distrações e entretenimentos do nosso dia. Sente-se, acalme o coração e prepare-se para ouvir a doce voz de Deus.

A Bíblia nos diz que a voz de Deus é:

·    Branda e suave - "Depois do terremoto, veio um fogo. Mas o Senhor não estava no fogo. E, depois do fogo, veio uma voz calma e suave". (1 Reis 19:12)

·    Poderosa - "E o som da trombeta ia aumentando cada vez mais. Moisés falava, e Deus lhe respondia no trovão." (Êxodo 19:19)

·    Majestosa - "E eis que, do lado leste, vinha a glória do Deus de Israel. A sua voz era como o som de muitas águas, e a terra resplandeceu por causa da sua glória." (Ezequiel 43:2)

·    Temida pelos pecadores - "Ao ouvirem a voz do Senhor Deus, que andava no jardim quando soprava o vento suave da tarde, o homem e a sua mulher se esconderam da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim." (Gênesis 3:8)

·    Imperativa sobre dar ouvidos a Jesus Cristo - "Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e da nuvem saiu uma voz que dizia: — Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. A Ele ouvi!" (Mateus 17:5)

Ouvir a voz de Deus requer aprendizado, intimidade com Ele. Só podemos reconhecer a voz de quem conhecemos, por isso, devemos buscar conhecer mais a Deus.

 

As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.
João 10:27

Toda a ovelha reconhece a voz do seu pastor. Assim, devemos apurar os nossos ouvidos para reconhecermos a voz do Senhor. Este amadurecimento vem somente através da santificação.

Jesus, porém, respondeu: — Pelo contrário! Mais bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!
Lucas 11:28

E, assim, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Cristo.
Romanos 10:17

Falei essas coisas para que em mim vocês tenham paz. No mundo, vocês passam por aflições; mas tenham coragem: eu venci o mundo.
- João 16:33

Jesus têm falado ao seu coração? Cada vez que buscamos Deus, ganhamos discernimento para ouvirmos a Sua voz e identificarmos os Seus sinais. Tudo que Ele transmitiu foi para nos dar vida e paz. Sim, Nele você terá paz real e vida plena. Nas aflições, Ele diz: “tenha bom ânimo, eu venci o mundo”… comigo você também vencerá!

 

Comentários

Postagens mais visitadas