CONCEITO SOBRE: EVANGELISMO
EVANGELISMO
O
mensageiro era “EVANGUÉLOS”, que
queria dizer: “O MENSAGEIRO SAGRADO”
EVANGELIZAR É A MISSÃO SUPREMA QUE CRISTO
CONFIOU À IGREJA
A
- Evangelização é a ação de evangelizar, que consiste em levar os
perdidos a Jesus, para serem salvos por ELE.
·
É falar da Salvação em Cristo.
·
É publicar a Salvação.
·
É proclamar o louvor do Senhor.
·
É empenhar-se apaixonadamente na
propagação do Evangelho.
Veja = Lc 4.18; At 8.25, 40; Ef 2.17; I Pe 1.25
EVANGELISMO – A PARTÍCULA “ISMO”
DENOTA SISTEMA
A-
Se
queremos pregar o Evangelho temos que nos preparar: I Tm 2.15.
·
Evangelismo
– Envolve princípios bíblicos, métodos bíblicos, estratégias e técnicas
empregadas na ação de evangelizar.
B-
EVANGELIZAR
– É apresentar Cristo no poder do seu
Espírito Santo, para que homens possam colocar-se debaixo de Sua autoridade e
confiar em Deus através dEle, aceitá-lO como Salvador e serví-lO como Rei no
seio de Sua Santa Igreja.
·
EVANGELISMO
– É a arte de fazer discípulos ... Mt 28.19,
20
·
EVANGELISMO
– ‘’E o sistema baseado em princípios, métodos, técnicas e estratégias tirados
do Novo Testamento, pelos quais se comunica o Evangelho de Cristo a todo pecador,
sob a liderança e no poder do Espírito Santo, visando persuadi-lo a aceitar a
Cristo como seu Salvador pessoal, de acordo com o comissionamento de Jesus dado
a todos os seus discípulos, levando, ao final, os que crerem, a se integrarem à
igreja pelo batismo, preparando-os para a volta de Cristo.
C- DEFININDO ËVANGELISMO”, ESCREVEU
WILLIAN HALL
·
“É o soluço de Deus”.
·
“É o brado angustiado de Jesus que
chora sobre uma cidade condenada”.
·
“É o brado de Paulo: Eu desejaria ser anátema, separado de Cristo, por
amor de meus irmãos, meus patriotas segundo a carne”.
·
“É a súplica de Moisés: O povo
cometeu grande pecado... agora, pois, perdoa-lhe o pecado; ou, se não,
risca-me, peço-te, do livro que escreveste”.
·
“É o brado de John Knox: Dá-me a
Escócia ou morrerei”.
·
“É o brado de John Wesley: O mundo é
a minha paróquia”.
·
“É o soluço, altas horas da noite,
da mãe, do pai, pelo filho perdido”.
·
“’E o segredo de uma grande igreja”.
·
“É o segredo do grande pregador – do
grande cristão”.
D- D.T. NILES FORMULOU AS SEGUINTES DEFINIÇÕES
·
“Evangelismo é a missão suprema da
Igreja”.
·
“Evangelismo é fazer a Palavra de
Deus chegar ao conhecimento do povo”.
·
“Evangelismo é a Igreja que vai”.
·
“Evangelismo é a Igreja que ataca”.
·
EVANGELIZAR
É UM MENDIGO DIZER A OUTRO MENDIGO ONDE PODE CONSEGUIR ALIMENTO.
·
O episódio dos leprosos (4) na porta
de Samaria, que entraram no arraial dos siros, encontrando grande fartura, numa
época de fome na cidade, é realmente uma ilustração viva do que é evangelizar
....................................... II Reis 7.9.
1.
DEFINIÇÃO
DE EVANGELISMO PESSOAL
Evangelismo
Pessoal é a obra de fatos de Cristo aos perdidos individualmente; é levá-los a
Cristo, o Salvador. ( Jo 1.41,
42; At 08.35 ) At 15.35.
2. INTRODUÇÃO DO
EVANGELISMO PESSOAL
A Importância vê-se no fato de que a evangelização dos
pecadores foi o último assunto de Jesus aos seus discípulos antes de ascender
ao céu. Nessa ocasião Ele ordenou à igreja a evangelização do mundo. (Mc 16.15,
Rm 10.14,15, 19; At 1.8,9). Megadumes - quer dizer grande poder, terrível
poder.
3.
O ALVO DO EVANGELISMO PESSOAL
O alvo é tríplice: salvar os perdidos, restaurar
os desviados e edificar os crentes. O irmão já experimentou o gozo que há
em ganhar uma alma para Jesus? É uma benção e uma experiência inesquecível ...
Há um gozo inexplicável em vermos alguém
no caminho para o céu, eu já na glória, por nosso intermédio... Ganhar almas
foi a suprema tarefa do Senhor Jesus aqui na terra. (Lc 19.10; I Tm 1.15 ).
Paulo, o grande homem de Deus no Novo Testamento tinha o mesmo alvo e visão ( I
Co 9.20 ). Uma grande parte dos crentes pensa que a obra de ganhar almas para
Jesus está ***** exclusivamente aos pregadores, pastores e obreiros em geral.
Costuma-se em comodamente sentados, os sermões culto após culto, enquanto os
campos estão brancos para ceifa, como disse o Senhor da seara em João 4.35. O
“Ide” de Jesus para IRMOS aos perdidos ( Mc 16.15 ), não é dirigido a um grupo
especial de salvos, mas a todos indistintamente, como bem revela o texto
citado. Portanto a evangelização dos pecadores pertence a todos os salvos indistintamente. Cada crente pode e deve ser
um ganhador de almas. Nada pode o impedir de ganhar almas para Jesus, se
propuseres isto agora em teu coração.
O Evangelismo Pessoal, como já vimos acima, vai além do
pecador perdido; ele alcança também o desviado e o crente necessitado de
conforto, direção, ânimo, auxílio e vitória. Ele reaviva a fé e a esperança nas
promessas das Santas Escrituras.
4.
VANTAGENS DO EVANGELISMO PESSOAL
Aqui estão algumas:
(1)
Adapte-se às condições espirituais
de qualquer pessoa.
O que o sermão não consegue fazer no auditório, na evangelização coletiva, o
evangelismo pessoal faz. Na evangelização em massa, a pregação não satisfaz a
todos porque cada pecador tem problemas espirituais diferentes. No Evangelismo
Pessoal, a mensagem é direta, incisiva. Muitas vezes, a pregação apenas inicia
a evangelização que será completada com o contato pessoal do ganhador de almas.
(2) Promove
o crescimento da igreja. A Igreja nos dias primitivos cresceu tão
depressa porque os crentes cheios do
Espírito Santo evangelizavam sem parar ( At 5.42; 8.4). O resultado foi o
maravilhoso crescimento, conforme registra o livro de Atos dos Apóstolos. Hoje
também, a igreja que tiver um número regular de ganhadores de almas, seu crescimento
será notório. A semeadura da palavra de Deus promove o crescimento e edificação
da igreja, cf. At 2.41,47; 4.4; 5.14;
9.31. A maior e melhor maneira de ajudar o pastor no crescimento do
rebanho de Deus, é ganhar almas individualmente. O irmão tem feito assim? Está
fazendo assim? Se hoje, na igreja, cada um ganhasse outro qual seria o
resultado?
Obs.: Elementos fundamentais da
Pregação:
N – Novidade
N – Necessidade
(3)
Vence a todos os preconceitos. Há casos e ocasiões que somente o
evangelismo pessoal alcança o pecador. Há pessoas que jamais assistiram
reuniões evangelísticas em templos ou seja onde for, devido preconceitos,
falsas concepções, ignorância, ordens recebidas, imposições religiosas, falsas
informações, falsas idéias, etc. E aí o Evangelismo Pessoal presta seu serviço
de modo ímpar. Há inúmeras grandes por toda parte que começarem através do
Evangelismo Pessoal. A origem foi uma alma ganha, cultos em sua casa e em
seguida uma congregação formada. O pioneirismo missionário na América Latina e
o estabelecimento da obra das Sociedades Bíblicas também foi assim – através do
evangelismo pessoal.
5.
O MANUAL DO OBREIRO NO EVANGELISMO
PESSOAL
É a Bíblia, é evidente. Ela é a Palavra de Deus, e,
dEle temos a extraordinária promessa: “Porque assim será a palavra que sair da
minha boca: ela não voltará vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará
naquilo para que a enviei.” ( Is 55.11 ). Vide também Tg 1.21b; Sl 126.5, 6; Rm
1.10.
Sabemos nós que a Bíblia é o manual do Evangelismo
Pessoal, é evidente que para termos o êxito nesta obra, duas coisas precisamos
considerar por enquanto:
(1) Na obra de ganhar almas emprega-se a
Palavra de Deus (Rm 10.17; IPe 1.23; Jo 3.5 ).
(2)
Para
empregar a Palavra de Deus é preciso empregá-la devidamente II Tm 2.15. A
expressão maneja bem neste v., significa que de fato dissecar, dividir
ou cortar CORRETAMENTE, como por exemplo, no preparo das
vítimas para os diversos sacrifícios. Refere-se principalmente à correta
aplicação do texto e mensagem de toda Bíblia.
É fato reconhecido que é muito mais fácil falar a
Palavra de Deus a uma multidão do que a uma só pessoa. Quem fala a um auditório
não é interrompido para perguntas, a partes, argumentação etc; já quem fala a
uma só pessoa poderá vir a enfrentar tudo isso. Há pecadores que aceitam a
mensagem da salvação sem objeções e argumentações, mas outros apresentam
excusas tais que se o crente não conhecer devidamente as Escrituras ficará em
situação vexatória. É verdade que p espírito Santo guia e inspira na obra de
ganhar almas, mas, no tocante às Escrituras, Ele só pode lembrar-nos daquilo
que conhecemos antes ( Jo 14.26 ). Como poderia o Espírito Santo lembrar-me
daquilo que não sei? Que não ouvi? Que não li? Que não aprendi? Por sua vez, o
pregador ou ganhador de almas não é adivinhador de versículos... Muitos, a essa
altura, firmam-se em Mt 10.19, 20 para declararem que na hora precisa o
Espírito Santo dará tudo; mas é bastante ver o contexto da referida passagem
(v. 18), para ver à que ocasião Jesus está se referindo. Leia também quanto a
isto I Pe 3.15; Pv 9.9; I Tm 4.13; II Tm 4.13. A Bíblia é a “espada do Senhor”,
mas também de “Gideão” ( Jz 7.20 ). Isto é, ela é a arma que o Espírito Santo
usa, mas o elemento que a conduz é o crente. Portanto é imperioso que o crente
aprenda manejar bem o Livro de Deus. Há crentes que até evitam falar de Jesus,
sabendo do seu pouco ou nenhum conhecimento das Escrituras.
No Evangelismo Pessoal, a doutrina principal é a
salvação da alma. É preciso que o crente conheça cem os textos para apresentá-los
à medida que a necessidade for exigindo. Não é um texto qualquer que vamos
citar, mas aquele apropriado para o momento, pois a Bíblia tem uma mensagem
adequada para cada caso, cada coração, cada circunstância. Não é abrir a Bíblia
em qualquer lugar e dizer “vou ler esta passagem que o Senhor me deu” quando,
geralmente o Senhor não deu coisa nenhuma... O que é preciso é conhecer a
Bíblia e depender do Espírito Santo. Assim sendo, Deus abre a porta, guia e dá
mensagem adequada e ungida pelo seu Espírito.
É oportuno lembrar aqui que o Espírito Santo e a
Palavra de Deus jamais se contradizem. Quem se julga espiritual deve conhecer e
amar a Bíblia, e quem seguir a Bíblia deve andar segundo o Espírito. A razão
porque muitos crentes chamado espirituais são cheios de meninices,
escandalosos e extremistas é porque não estudam a Palavra, conduz ao fanatismo;
conhecer a Palavra e não ter o Espírito, conduz ao fanatismo. Se você deseja
que o Espírito Santo lhe use, inclusive na obra de ganhar almas, procure Ter o
instrumento que Ela emprega - a Palavra de Deus ( Ef 6.17 ).
O
maior incentivo à santidade não é preceitos, mas sim exemplos, especialmente o
exemplo daquele com o qual nos associamos intimamente.
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