Pular para o conteúdo principal

Deus tem forma física?


Jesus afirmou: “Deus é espírito” (João 4.24). Com esta declaração do Mestre à mulher samaritana, estabelecemos a verdade acerca da existência de Deus. Quando falamos da espiritualidade de Deus, nos referimos ao seu ser, no sentido de que Ele é incorpóreo, invisível, sem qualquer substância material. É um ser livre de todas as limitações temporais. Muitas pessoas desconhecem as características que identificam Deus. Quem é Ele?
A despeito da obscuridade espiritual do homem acerca de Deus, todos temos uma intuição natural da sua existência. Toda religião no mundo, por mais absurda que seja, busca conhecer o sobrenatural e tem noção de Deus. Essa noção demonstra a relação espiritual do homem com Deus. Somos seres físicos e espirituais. O nosso espírito nos relaciona com o “Espírito Maior”, que é Deus. A diferença entre Deus e nós é que somos espíritos criados pelo Espírito Maior. Deus é incriado e eterno. Os estudiosos apresentam duas classes de atributos de Deus:
  1. a) Atributos Incomunicáveis. São aquelas qualidades divinas que só pertencem ao Deus-Trino. São atributos não partilhados com suas criaturas. Por exemplo, sua eternidade, sua imutabilidade, sua onipotência, sua onipresença, sua onisciência, e alguns outros mais, são qualidades inatas de Deus e incomunicáveis às suas criaturas.
  2. b) Atributos Comunicáveis. São aqueles que Deus compartilha com suas criaturas, no caso os anjos e os homens. Os atributos comunicáveis de Deus podem ser o amor, o conhecimento, a misericórdia, a justiça etc. Por exemplo, o amor é comunicável, mas a onipresença não é. Dos atributos comunicáveis de Deus, podemos destacar também a espiritualidade, porque é uma qualidade que descreve o ser de Deus, que se relaciona diretamente conosco, suas criaturas.
Às vezes, as pessoas se perguntam do que Deus é feito. “Será feito de carne e osso como nós? Terá ele uma forma física como temos? De que se compõe o ser divino?” A palavra “asseidade”, que tem sua origem no latim, é pouco usada na linguagem cotidiana. Essa palavra é definida como “uma qualidade fundamental de Deus que O distingue de todos os demais seres do universo, e pela qual Ele possui em si mesmo a causa ou o princípio de sua própria existência, sendo, portanto, incriado além de absolutamente autônomo, livre e incondicionado”(Dicionário Houaiss). Deus é espírito incriado, isto é, nada há antes Dele nem depois, pois essa qualidade exprime a independência de Deus, no sentido de que “Ele existe por si mesmo”. Naturalmente, essa questão indica que é difícil definir Deus e conhecê-lo totalmente.
Dos atributos comunicáveis, a espiritualidade de Deus pertence só a Ele mesmo. Porém, Ele foi o criador de outros espíritos, anjos e homens. Em que sentido a espiritualidade de Deus é comunicável às suas criaturas? O homem foi criado por Deus como um ser moral, inteligente e volitivo, e a sua espiritualidade relaciona-se com a necessidade de relação com Deus, revelando, por esse modo, a sua religiosidade intrínseca. Somos espíritos criados, não partes fracionadas do Espírito de Deus. É falsa a ideia de que o texto de Eclesiastes 12.7 “E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu” diz que o espírito volta a Deus no sentido de integrar-se à espiritualidade de Deus.
Portanto, Deus não tem forma física, porque Ele é um ser infinito, imparcial, eterno. Ele é infinito no sentido de que não é contido nem pode ser contido no tempo, uma vez que uma da suas qualidades é ser atemporal. Ele é imparcial porque o espaço não o limita. Nada, absolutamente nada, pode contê-lo. Certo autor de Teologia escreveu que “a infinidade de Deus deve ser concebida como intensiva, antes que extensiva”.
As revelações que Deus faz de si mesmo, como Espírito incorpóreo, não o impedem de tomar formas físicas aparentemente inexistentes para se revelar ao homem. Várias demonstrações dessas revelações estão relatadas nas Escrituras. Há casos de teofanias diversas, outros casos de formas físicas de humanos, animais ou objetos que comunicam ao homem, em momentos especiais, que Deus está se comunicando com ele. Jesus declarou que “Deus é Espírito” para distingui-lo da matéria. A Bíblia contradiz a teoria de uma deidade material. Deus é Espírito puro. Sua natureza é totalmente separada da matéria.
Pr. Elienai Cabral

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Temas para Missões

Temas de Missões:

“... a fim de que todos os povos da terra conheçam o teu nome...” 
II Cr 6.33


“Portanto, meus amados, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” 
I Co 15. 58


“Antes santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”. 
I Pe 3. 15


“...para que todos os reinos da terra saibam que só tu és o Senhor.” 
Is 37.20


“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”
 I Pe 2. 9


“...orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada...” II Ts 3.1


“O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos”
Isaías 61:1

“Ó terra, t…

ESBOÇO DE MENSAGEM CULTO DE AÇÃO DE GRAÇAS – FORMANDOS EM ENGENHARIA CIVIL

Texto: I Cr 28.20 “Disse Davi a Salomão, seu filho: Sê forte e, corajosamente, (esforça-te e tem de bom animo) mete mãos à obra! Não temas nada e não te amedrontes; pois o Senhor Deus, meu Deus, estará contigo; ele não te desamparará, nem te abandonará até que tenhas acabado tudo o que se deve fazer para o serviço do templo.”
Personagem central: Salomão (O Homem mais sábio que já existiu nos tempos bíblicos – Autor de 3 mil provérbios e mil e cinco cânticos)
Desafio: Construir – Executar – Edificar Grande Templo o Palácio que o seu pai Davi tinha arquitetado por Deus
“A NOSSA VIDA É CONSTRUÍDA ATRAVÉS DE NOSSAS ESCOLHAS. CADA ESCOLHA QUE FAZEMOS RESULTARÁ EM CONSEQUÊNCIAS BOAS OU RUIM”
Três aspectos básicos para construção da nossa vida que resultará em consequências boas: - Fundação - Elemento Estrutural vertical Pilares ou Colunas - Cobertura ou Telhado
1-CONFIAR NO SENHOR: “Confia ao Senhor a tua sorte, espera nele, e ele agirá.” (Sl 36.5) ou (Sl 37.5)
2-HUMILDADE:
“Vindo o orgulho(ou so…

Esboço de Sermão: Josué - Vencendo os Desafios da Vida

TEMA: Josué - Vencendo os Desafios da Vida


TEXTO: E chamou Moisés a Josué, e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te (seja corajoso), porque com este povo entrarás na terra que o Senhor jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la. O Senhor pois é aquele que vai diante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará. Não temas, nem te espantes. Dt 31. 7,8.
INTRODUÇÃO: O livro de Deuteronômio é o livro dos registros das Leis do Senhor de forma resumida, contido no Pentateuco  Judaico, que  significa ensino e instrução, cuja a autoria desta obra é concedido a Moisés. Nos últimos capítulos de Deuteronômio, está registrado evidentemente as últimas instruções de Deus ao Seu povo (Israel – propriedade peculiar do Senhor), antes de possuírem a terra prometida,  e aqui no capítulo 31, analisamos de forma clara e objetiva o Grande Desafio que o Senhor concede a Josué filho de Num, o sucessor de Moisés. Moisés estava no final de sua carreira, aguardando sua par…