Como Pregar



Não podemos negar, a timidez e o nervosismo são a principal causa de desistência da maioria dos pregadores da Palavra de Deus.
Nós aprendemos a pregar da forma errada, por isso é tão difícil falar na frente de tantas pessoas, difícil organizar os pensamentos e lembrar de tudo que você leu e aprendeu enquanto meditava sobre a Palavra de Deus.
Nossas mãos tremem, começamos a tropeçar nas palavras, o que leva ao branco total e esquecemos metade da pregação que havíamos planejado.
Se não aprendermos a nos preparar usando um método para pregar a Palavra de Deus, qualquer imprevisto vai trazer problemas para você, desde um microfone que não funcionou, como a sua respiração ou tremer as mãos na hora de falar para a igreja.
Se você tem o chamado para pregar a Palavra de Deus, evitar o púlpito não vai resolver seu problema, mais cedo ou mais tarde você precisará atender ao chamado de Cristo e você precisa estar preparado.
Leia com atenção essa metodologia onde ensino a Pregar a Palavra de Forma Simples, compartilhei algumas dicas para ajudar você a vencer a timidez em poucos dias.

Passo #1 – Reconhecer sua dificuldade

O primeiro passo é reconhecer para si mesmo que você tem dificuldades para falar na igreja e preparar seus esboços para pregação. Na maioria das vezes o problema principal não é falta de leitura, oração ou memorizar a mensagem, a dificuldade é identificar o que realmente está impedindo você de pregar.
Você finalmente vai conseguir mudar se identificar os erros que cometeu e tomar uma atitude, estudando e  se preparando para mudar sua situação.
Você precisa conversar com seu Pastor e explicar seu desejo de pregar a palavra de Deus, não é possível fazer mudanças sem que você tenha ajuda de quem já é experiente.
É importante manter a calma, para não piorar ainda mais sua situação, ninguém aprende a pregar da noite para o dia. É preciso paciência, oração e muito estudo.
Quando as pessoas são inexperientes, elas acreditam em qualquer solução milagrosa que possa aparecer na sua frente, mas isso não existe.

Passo #2 – O Ponto fraco

Você precisa detalhar todas as suas dificuldades, descrevendo tudo que atrapalha você na hora de pregar e falar ao público, qual seu ponto fraco  (Ex: as mãos tremem, não consigo pensar com clareza, minha voz trava, não consigo olhar para as pessoas, esqueci a mensagem, pessoas rindo de mim…).
Depois de fazer essa lista, identifique quais os 2 itens que, na sua opinião, mais atrapalham na hora de pregar a Palavra de Deus. Só depois de resolver esses 2 itens você vai pensar nos demais problemas.

Passo #3 – Preparação

Se você sabe que tem dificuldades para pregar é porque provavelmente já passou por situações quando tentou pregar a palavra na sua igreja ou para um amigo ou familiar. Agora chegou a hora de se preparar antes de pregar.
Analise suas dificuldades e verifique quais atitudes você pode tomar para amenizar o problema. Via de regra, são as soluções mais simples que trazem os melhores resultados.
  1. Ore e se Consagre para ministrar a Palavra de Deus. Tenha a confiança e a autoridade para trazer a mensagem que Deus colocou em seu coração, seja para uma multidão apenas um amigo ou familiar;
  2. Lei e Estude a Bíblia até entender a mensagem de Deus. Você só vai ter a tranquilidade que precisa quando entender completamente sua mensagem. Leia e releia, faça suas anotações e pesquise sobre a mensagem. Muitas pessoas acham que decorar versículos é o suficiente para ministrar a palavra, na verdade você precisa apenas compreender a mensagem, os versículos você pode ler na própria bíblia durante sua pregação.
  3. Tenha Controle de sua respiração e sua velocidade na hora de falar. Mesmo conhecendo sua mensagem o nervosismo pode atrapalhar sua fala e seu raciocínio. Respirar e falar calmamente vai ajudar a manter seu controle sobre a situação. O nervosismo é natural e pode ser controlado se você souber observar seu comportamento. Você tem controle total sobre seu corpo e sua mente, lembre-se disso!
  4. Faça suas Anotações. Mesmo que já tenha decorado todo seu esboço de pregação é altamente recomendado que você leve suas anotações na hora de pregar. Muitas vezes depois de uma pregação ficamos angustiados quando percebemos que esquecemos de falar uma parte muito importante de nossa mensagem. As anotações vão servir apenas como um lembrete dos principais tópicos e em qual sequencia devemos desenvolver nossa mensagem.
  5. Tenha um objetivo em sua mensagem. Se você fez todos os passos anteriores você já deve ter compreendido qual é o principal objetivo e qual valor sua mensagem pretende passar para as pessoas. Tenha em mente que seu propósito precisa ser claro e objetivo, de nada adianta uma bela pregação que não produz nenhum resultado ou mudança na vida das pessoas.
Gostaria de deixar bem claro que estas dicas não são uma regra, tá?
Vai depender muito do seu tipo de problemas e qual será a sua dedicação para vencer todas as dificuldades que podem atrapalhar seu ministério de pregação.
O essencial é não deixar que as dificuldades vençam a sua vontade de levar a Mensagem de Cristo para a vida daqueles que clamam por paz e libertação.

Passo #4 – Utilizar um Método

Existem muitos materiais de estudo e programas de tratamento para pregadores da Palavra de Deus. Procure ajuda daqueles que já passaram pelos mesmos problemas que você está enfrentando.
A sua iniciativa de se preparar e se dedicar para melhorar demonstram que você tem o chamado para ministrar a Palavra de Deus, agora só depende de você buscar a preparação necessária para se tornar finalmente um Pregador da Palavra de Deus.
Recomendo que você busque a ajuda daquelas pessoas que tem um ministério voltado para ganhar almas, o foco sempre será as almas. Depois de muitos anos errando e aprendendo com meus erros eu consegui reunir um Método de Pregação que eu acredito ser a melhor forma de pregar a Palavra de Deus.


Conclusão

Eu sei que inciar uma vida de pregação não é fácil nem é rápido, mas eu sou a prova viva de que é possível.
Acabei de mostrar para você estes 4 passos para atingir este objetivo:
  1. Reconhecer as dificuldades;
  2. Achar o ponto fraco;
  3. Preparação;
  4. Utilizar um Método;

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Temas para Missões

Frases marcantes de: Oswald Smith

Esboço de Sermão: Josué - Vencendo os Desafios da Vida