DÍZIMO?
PERGUNTA: ATUALMENTE EXISTEM MUITAS DÚVIDAS SOBRE A QUESTÃO DO DÍZIMO. PARA
DEIXAR O ASSUNTO DA MAIS CLARO, PERGUNTAMOS: QUANTAS CLASSES DE
CONTRIBUINTES HÁ NAS IGREJAS?
Resposta: Apontamos
que nas igrejas existem quatro classes de pessoas, que tem seu modo próprio de
interpretar a questão da contribuição. O princípio que deve reger nossa
contribuição é o que Paulo ensinou em 2Coríntios 9.6-11: “E digo isto, que o que semeia
pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância
ceifará. Cada um contribua segundo propôs no se coração; não com tristeza, ou
por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. E Deus é
poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em
tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra. Conforme está
escrito: Empalhou, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre. Ora,
aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer e multiplique a
vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça; para que em tudo
enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se deem graças a
Deus”.
PERGUNTA: QUAL A PRIMEIRA CLASSE DE CONTRIBUINTES
NUMA IGREJA?
Resposta: São os
dizimistas fieis. São aqueles que normal e regularmente contribuem com seus
dízimos e ofertas. São dizimistas fieis. São os que mantém o equilíbrio
financeiro das igrejas. Entenderam que a contribuição dizimal é bíblica, e se
mantém em estrita obediência à Palavra de Deus, como o irmão acabou de ler: “Cada um contribua segundo
propôs no seu coração: não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao
que dá com alegria”.
PERGUNTA:
QUAL A SEGUNDA CLASSE DE CONTRIBUINTES NUMA IGREJA?
Resposta: São os
dizimistas infieis. Em toda a igreja há essa classe de membros. São os que
assumem o compromisso perante Deus de ser dizimistas, pagam seus dízimos por
algum tempo com certa regularidade, mas depois negligenciam e, às vezes
desistem e quebram seu voto seu voto. A negligência nas coisas de Deus é um
grande pecado: “Oferece
a Deus sacrifício de louvor, e paga ao Altíssimo os teus votos”(Salmo
50.14). São dizimistas infieis aqueles que também entregam apenas uma parte da
sua renda líquida. Dizimam uma parte da renda e ocultam a outra: são os
“Ananias” e as “Safiras”.
PERGUNTA: QUAL A TERCEIRA CLASSE DE CONTRIBUINTES?
Resposta: São os
contribuintes liberais. Eles não são contrários ao dízimo, não combatem os
irmãos dizimistas, e não criticam o pastor quando prega sobre o dízimo. Ainda
não entenderam que o dízimo precedeu a lei, embora tenha pertencido à lei. Não
entenderam que Abraão quando deu o dízimo a Melquisedeque, o fez 430 anos antes
da lei: “Mas
digo isto: que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Deus em
Cristo, a lei, que veio quatrocentos e tinta anos depois, não a invalida, de
forma a abolir a promessa”(Gálatas 3.17).
O registro do dízimo de Abraão está em Gênesis 14.18-20: “E Melquisedeque, rei de Salém,
trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o, e
disse: Bendito seja Abraão pelo deus Altíssimo, o possuidor dos céus e da
terra; e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas
tuas mãos. E Abrão deu-lhe4 o dízimo de tudo”.
Este exemplo é repetido em Hebreus 7.1-3: “Porque este Melquisedeque, que
era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão
quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou, a quem também Abraão
deu o dízimo de tudo, é primeiramente e, por interpretação, rei de
justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz; sem pai, sem mãe, sem
genealogia, não tendo principio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao
Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre”.
Desconhecem que Abraão é o pai dos que são da fé: De sorte que
os que são da fé são benditos com o crente Abraão (Gálatas 3.9). Os que são da
fé são filhos de Abraão. Melquisedeque é uma figura de Jesus Cristo: “Porque dele assim se testifica: Tu
és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque” (Hebreus
7.17). Se Jesus é sacerdote eternamente na ordem de Melquisedeque, e se Abraão
é pai dos que são da fé, da forma como Abraão pagou o dizimo e foi abençoadp
por Melquisedeque, da mesma forma Jesus abençoa os crentes que são filhos de
Abraão pela fé e pagam seus dízimos.
PERGUNTA: E A QUARTA CLASSE DE CONTRIBUINTES NA IGREJA?
Resposta: Em
algumas igrejas é a mais numerosa. É nociva ao crescimento da obra de Deus. São
antidizimistas declarados. Arvoram-se emmestres e levam muitos irmãos incautos
a tomarem posição contrária ao dízimo, em franco desrespeito aos princípios da
Bíblia.
O principal argumento deles é que não estamos mais debaixo da
lei, e se o dízimo era da lei, não precisamos pagar o dízimo. Esquecem-se que o
dízimo antecedeu à lei, incorporou-se à lei e foi aprovado por Jesus em (Mateus
23.23): “Ai
de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dizimais a hortelã, o endro e
o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a
fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas”.
Alguns pensam gue essa passagem está condenando o dízimo. Não! Está condenando
a atitude dos fariseus que davam o dízimo até das coisas mínimas, como
condimentos: dizimavam a hortelã, o endro e o cominho, e deixavam de lado o
mais importante da lei: o juízo, a misericórdia e a fé. Jesus recomenda pagar o
dízimo, ou seja, estas coisas deveis fazer (praticar a justiça, a misericórdia
e a fé) e não omitir, isto é, não deixar de fazer aquelas, isto é, pagar o
dízimo da hortelã, do endro e do cominho. Esta classe de pessoas se parecem
muito com os 10 espias enviados à terra de Canaã por Moisés. Ninguém diga que é
desperdício o que se dá para o trabalho do evangelho. É verdade que certos
líderes se utilizam do dízimo como se o dízimo fosse renda sua, particular.
Confundem o que é da Igreja – pessoa jurídica – com sua pessoa física. Nenhum
pastor tem o direito de fazer da caixa da igreja propriedade sua para seu gasto
pessoal. Recebe o seu salário (1Timóteo 5.18) dado pelo tesoureiro e deve
viver dentro do seu salário. Meter a mão no caixa da igreja é desonestidade.
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