Pular para o conteúdo principal

Salmo 25


Estas anotações abaixo são do versículo 1:
Meditações no Salmo 25 
A Ti, Senhor, levanto a minha alma - ARA - elevo - 

Nós estamos num plano mais baixo. "Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo" - Salmo 25.1 - "Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra" - Colossenses 3.2 - Então a mente se eleva a Deus para começar a orar. Deixamos os temas mundanos e nos elevamos a santificação.

Quando estamos com a alma abatida, a oração da fé é o esforço para a elevarmos a Deus. Lucas 22 : 44 - " E, posto em agonia, orava mais intensamente".

Lamentações 3.41 - "Levantemos o coração juntamente com as mãos para Deus nos céus, dizendo:" - é inútil levantar os olhos e as mãos em oração, se o coração não está elevado a Deus.

 Salmo 42.1 e 2a - "Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por Ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo" - Elevar a alma acima das coisas vãs, passageiras, das vaidades.

Davi entendia isso - Salmo 86.4 - "Alegra a alma do teu servo, pois a Ti Senhor, levanto a minha alma" - Salmo 143.8 - "Faze-me ouvir a tua benignidade pela manhã, pois em ti confio; faze-me saber o caminho que devo seguir, porque a Ti levanto a minha alma".

Não se trata de uma elevação temporário do coração a Deus, mas de uma harmonia permanente do nosso coração a Ele.

 Mateus 6.21 - "Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração".

A oração do crente é sempre em direção a Deus - Salmo 123.1 e 2 - "Para Ti, qu habitas nos céus, levanto os meus olhos. 

Eis que, como os olhos dos servos atentam para as mãos do seu senhor, e os olhos da serva, para as mãos de sua senhora, assim os nossos olhos atentam para o Senhor, nosso Deus, até que tenha piedade de nós".

João 11.41 - "Tiraram, pois, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças Te dou, por me haveres ouvido".

Salmo 73.25 - "A quem tenho eu no céu senão a Ti? E na terra não há quem eu deseje além de Ti". 

Senhor - é o reconhecimento da Soberania de Deus - Salmo 24.1 -"Do Senhor é a terra e toda a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam". 

Salmo 50.12b - "... meu é o mundo e a sua plenitude - ( ARA - e quanto nele se contém ). 

Mateus 15.8 - "Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim". Agradável a Deus é a oração e o serviço derivados do coração. 

I Coríntios 14.8 -"Pois também se a trombeta der som incerto, quem se preparará para a batalha?" - Orando, e pensando nas coisas desta terra, orando com sons repetidos e ociosos... orando mas o coração ausente da presença do Senhor. 

Provérbios 23.26a - "Dá-me, filho meu, o teu coração". 

O mundo eleva sua alma as distrações e as antigas propostas de Satanás - fama, riqueza e prazer. 

O crente é diferente. "A Ti, Senhor, levanto a minha alma". Por que? 
1 - Reconhece a Soberania de Deus 
2 - Está na presença de Deus, hoje e no futuro.
3 - Quer distanciar-se das atrações deste mundo - I Coríntios 7.31b - "...porque a aparência deste mundo passa". 4 - Anela consagrar-se totalmente a Deus - I Tessalonicenses 5.23 - "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo". 
5 - Ao se elevar, a alma está mais próxima de Deus - Salmo 73.28a - "Mas, para mim, bom é aproximar-me de Deus".

Um tirano pode maltratar a Jeremias lançando-o na cisterna.

Um tirano pode lançar a Daniel na cova dos leões.

Um tirano pode prender Paulo e Silas na prisão interior. 

Afastá-los dos seus relacionamentos, prende-los em lugares de paredes maciças, calar sua voz num cárcere mais profundo... mas não pode prender a alma que se eleva a Deus! 

Há os pombos correios treinados a voar de um lugar para outro levando mensagens. 

São rápidos no voo... mas quando a alma do crente se levanta para Deus, nossas orações são mais velozes e num momento passamos da terra aos céus... os pesos do nosso coração para o coração do Senhor.

 I Pedro 5.7 - "Lançando sobre Ele toda a nossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de nós". Salmo 44.25a - "Pois a nossa alma está abatida até o pó". 

Podemos levantar as mãos, os olhos, as vozes... mas se não levantar a alma a Deus, não há verdadeira devoção. 



 Eliel de Freitas Goulart
  Pastor da Igreja Sede Ass. de Deus em Uberaba-MG
   Bacharel em Direito
   Conselheiro Ministerial
   Professor de Teologia IBAD - Uberaba
   Professor da EBD
Diretor de Missões Depto. SEMEAR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Temas para Missões

Temas de Missões:

“... a fim de que todos os povos da terra conheçam o teu nome...” 
II Cr 6.33


“Portanto, meus amados, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” 
I Co 15. 58


“Antes santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”. 
I Pe 3. 15


“...para que todos os reinos da terra saibam que só tu és o Senhor.” 
Is 37.20


“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”
 I Pe 2. 9


“...orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada...” II Ts 3.1


“O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos”
Isaías 61:1

“Ó terra, t…

ESBOÇO DE MENSAGEM CULTO DE AÇÃO DE GRAÇAS – FORMANDOS EM ENGENHARIA CIVIL

Texto: I Cr 28.20 “Disse Davi a Salomão, seu filho: Sê forte e, corajosamente, (esforça-te e tem de bom animo) mete mãos à obra! Não temas nada e não te amedrontes; pois o Senhor Deus, meu Deus, estará contigo; ele não te desamparará, nem te abandonará até que tenhas acabado tudo o que se deve fazer para o serviço do templo.”
Personagem central: Salomão (O Homem mais sábio que já existiu nos tempos bíblicos – Autor de 3 mil provérbios e mil e cinco cânticos)
Desafio: Construir – Executar – Edificar Grande Templo o Palácio que o seu pai Davi tinha arquitetado por Deus
“A NOSSA VIDA É CONSTRUÍDA ATRAVÉS DE NOSSAS ESCOLHAS. CADA ESCOLHA QUE FAZEMOS RESULTARÁ EM CONSEQUÊNCIAS BOAS OU RUIM”
Três aspectos básicos para construção da nossa vida que resultará em consequências boas: - Fundação - Elemento Estrutural vertical Pilares ou Colunas - Cobertura ou Telhado
1-CONFIAR NO SENHOR: “Confia ao Senhor a tua sorte, espera nele, e ele agirá.” (Sl 36.5) ou (Sl 37.5)
2-HUMILDADE:
“Vindo o orgulho(ou so…

Esboço de Sermão: Josué - Vencendo os Desafios da Vida

TEMA: Josué - Vencendo os Desafios da Vida


TEXTO: E chamou Moisés a Josué, e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te (seja corajoso), porque com este povo entrarás na terra que o Senhor jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la. O Senhor pois é aquele que vai diante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará. Não temas, nem te espantes. Dt 31. 7,8.
INTRODUÇÃO: O livro de Deuteronômio é o livro dos registros das Leis do Senhor de forma resumida, contido no Pentateuco  Judaico, que  significa ensino e instrução, cuja a autoria desta obra é concedido a Moisés. Nos últimos capítulos de Deuteronômio, está registrado evidentemente as últimas instruções de Deus ao Seu povo (Israel – propriedade peculiar do Senhor), antes de possuírem a terra prometida,  e aqui no capítulo 31, analisamos de forma clara e objetiva o Grande Desafio que o Senhor concede a Josué filho de Num, o sucessor de Moisés. Moisés estava no final de sua carreira, aguardando sua par…