Salmo 25
Estas anotações abaixo são do versículo 1:
Meditações no Salmo 25
A Ti, Senhor, levanto a minha alma - ARA - elevo -
Nós estamos num plano mais baixo. "Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo" - Salmo 25.1 - "Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra" - Colossenses 3.2 - Então a mente se eleva a Deus para começar a orar. Deixamos os temas mundanos e nos elevamos a santificação.
Quando estamos com a alma abatida, a oração da fé é o esforço para a elevarmos a Deus. Lucas 22 : 44 - " E, posto em agonia, orava mais intensamente".
Lamentações 3.41 - "Levantemos o coração juntamente com as mãos para Deus nos céus, dizendo:" - é inútil levantar os olhos e as mãos em oração, se o coração não está elevado a Deus.
Salmo 42.1 e 2a - "Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por Ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo" - Elevar a alma acima das coisas vãs, passageiras, das vaidades.
Davi entendia isso - Salmo 86.4 - "Alegra a alma do teu servo, pois a Ti Senhor, levanto a minha alma" - Salmo 143.8 - "Faze-me ouvir a tua benignidade pela manhã, pois em ti confio; faze-me saber o caminho que devo seguir, porque a Ti levanto a minha alma".
Não se trata de uma elevação temporário do coração a Deus, mas de uma harmonia permanente do nosso coração a Ele.
Mateus 6.21 - "Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração".
A oração do crente é sempre em direção a Deus - Salmo 123.1 e 2 - "Para Ti, qu habitas nos céus, levanto os meus olhos.
Eis que, como os olhos dos servos atentam para as mãos do seu senhor, e os olhos da serva, para as mãos de sua senhora, assim os nossos olhos atentam para o Senhor, nosso Deus, até que tenha piedade de nós".
João 11.41 - "Tiraram, pois, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças Te dou, por me haveres ouvido".
Salmo 73.25 - "A quem tenho eu no céu senão a Ti? E na terra não há quem eu deseje além de Ti".
Senhor - é o reconhecimento da Soberania de Deus - Salmo 24.1 -"Do Senhor é a terra e toda a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam".
Salmo 50.12b - "... meu é o mundo e a sua plenitude - ( ARA - e quanto nele se contém ).
Mateus 15.8 - "Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim". Agradável a Deus é a oração e o serviço derivados do coração.
I Coríntios 14.8 -"Pois também se a trombeta der som incerto, quem se preparará para a batalha?" - Orando, e pensando nas coisas desta terra, orando com sons repetidos e ociosos... orando mas o coração ausente da presença do Senhor.
Provérbios 23.26a - "Dá-me, filho meu, o teu coração".
O mundo eleva sua alma as distrações e as antigas propostas de Satanás - fama, riqueza e prazer.
O crente é diferente. "A Ti, Senhor, levanto a minha alma". Por que?
1 - Reconhece a Soberania de Deus
2 - Está na presença de Deus, hoje e no futuro.
3 - Quer distanciar-se das atrações deste mundo - I Coríntios 7.31b - "...porque a aparência deste mundo passa". 4 - Anela consagrar-se totalmente a Deus - I Tessalonicenses 5.23 - "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo".
5 - Ao se elevar, a alma está mais próxima de Deus - Salmo 73.28a - "Mas, para mim, bom é aproximar-me de Deus".
Um tirano pode maltratar a Jeremias lançando-o na cisterna.
Um tirano pode lançar a Daniel na cova dos leões.
Um tirano pode prender Paulo e Silas na prisão interior.
Afastá-los dos seus relacionamentos, prende-los em lugares de paredes maciças, calar sua voz num cárcere mais profundo... mas não pode prender a alma que se eleva a Deus!
Há os pombos correios treinados a voar de um lugar para outro levando mensagens.
São rápidos no voo... mas quando a alma do crente se levanta para Deus, nossas orações são mais velozes e num momento passamos da terra aos céus... os pesos do nosso coração para o coração do Senhor.
I Pedro 5.7 - "Lançando sobre Ele toda a nossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de nós". Salmo 44.25a - "Pois a nossa alma está abatida até o pó".
Podemos levantar as mãos, os olhos, as vozes... mas se não levantar a alma a Deus, não há verdadeira devoção.
Eliel de Freitas Goulart
Pastor da Igreja Sede Ass. de Deus em Uberaba-MG
Bacharel em Direito
Conselheiro Ministerial
Professor de Teologia IBAD - Uberaba
Professor da EBD
Diretor de Missões Depto. SEMEAR
Comentários
Postar um comentário