Pular para o conteúdo principal

Esboço de Mensagem: O Testemunho Genuíno

Resumo: Baseado no texto de Apocalipse cap. 12 ver. 11, este estudo enfatiza a importância do testemunho verdadeiro e genuíno que os cristãos devem possuir em sua vida diária na certeza de que Deus nos dará a vitória em Cristo Jesus. 
Versículos Auxiliares: At 11.26, II Co 5.17, Mt 7.24-27, Mt 5.48, I Pe 1.13-16.

 Texto: “Eles pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida” Ap 12.11


            O testemunho de um cristão verdadeiro é a representação visível de cristo, mediante a aplicabilidade diária da Palavra de Deus em seu coração. A palavra cristão (grego: christianos) significa ser seguidor de Cristo. Representa o profundo relacionamento do crente com Cristo, ao ponto de suas atitudes refletir uma vida de posturas e práticas igual ao Senhor Jesus Cristo; “ Aquele que diz estar nele, deve andar como ele andou” I Jo 2.6.
            Para obtermos o testemunho verdadeiro é necessário alguns requisitos na prática, pois nossa conduta deve estar centralizada na vontade do Criador:

Primeiro: Temos que viver em Cristo – “ logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim...” Gl 2.20. nosso viver diário em Cristo resulta em experiências maravilhosas em que Cristo revelou aos seus seguidores. Devemos viver conforme a Palavra de Deus em nós, o Verbo centralizado em nossa maneira de pensar, agir e refletir. E para alcançarmos este privilégio temos que deixamos ser conduzidos pelo Espírito Santo conforme a Palavra de Deus nos orienta.

Segundo: Devemos possuir a mente de Cristo “...nós porém, temos a mente de Cristo” I Co 2.16. possuir a mente de Cristo significa que nossos pensamentos são levados cativos a vontade de Deus, pensamos nas coisas que são de “cima (o que vem de Deus) e não as que são da terra”, ou seja, tudo o que é verdadeiro, respeitável, tudo que é justo, puro, amável, nisso devemos ocupar o nosso pensamento. Nossa mente é o campo de batalha espiritual e quando memorizamos a Palavra de Deus que é uma de nossas armas espirituais, vencemos pela Palavra aos ilusões que Satanás tenta nos impor.

Terceiro: Devemos ter uma vida constante de renuncia – “ ...disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.” Mt 16.24. se a palavra cristão significa ser seguidor de Cristo, logo para seguirmos a Cristo como esta descrito no texto acima, temos que ter uma vida de renuncia e submissão a vontade de Deus. E para renunciar, devemos  vencer nossa própria vontade (o eu), para que a vontade de Deus reine sobre nós, tendo uma vida santa, reta e temente a Deus. Certamente não é fácil obter uma vida de renuncia, quando se refere a nossa própria natureza. Porém Deus nos conduz com sua graça e infinita misericórdia o meio certo para sermos vitoriosos sobre nossas próprias paixões. Podemos obter essa vitória quando produzimos o Fruto do Espírito (Gl 5.22).   

            O testemunho de um verdadeiro cristão é fundamental para sermos  o sal da terra e luz neste mundo perdido sem Deus, com objetivo principal de sermos exemplos àqueles que precisam de uma salvação e estão em densas trevas (Mt 5.13-16). O testemunho vai além de nossas palavra é obtido através de nossas atitudes, conduta e pratica cristã. A palavra testemunho vem do grego (Marturia) derivado da palavra mártir que descreve um testemunho baseado no que alguém está disposto a morrer por causa da fé. Um exemplo bíblico de um testemunho genuíno é o da vida de Estevão, o primeiro Mártir Cristão, que pela fé morreu em prol do evangelho alcançando o galardão de Deus (leia Atos cap. 6 e 7). Estevão não negou a fé até a morte, ele venceu e amou seus perseguidores; que exemplo maravilhosos foi registrado na Bíblia para nosso aprendizado.
            Lembre-se “Eles pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida”.
Vamos vencer também com a ajuda de nosso Senhor!!!


Autor: Cleber Renato da Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Temas para Missões

Temas de Missões:

“... a fim de que todos os povos da terra conheçam o teu nome...” 
II Cr 6.33


“Portanto, meus amados, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” 
I Co 15. 58


“Antes santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”. 
I Pe 3. 15


“...para que todos os reinos da terra saibam que só tu és o Senhor.” 
Is 37.20


“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”
 I Pe 2. 9


“...orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada...” II Ts 3.1


“O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos”
Isaías 61:1

“Ó terra, t…

ESBOÇO DE MENSAGEM CULTO DE AÇÃO DE GRAÇAS – FORMANDOS EM ENGENHARIA CIVIL

Texto: I Cr 28.20 “Disse Davi a Salomão, seu filho: Sê forte e, corajosamente, (esforça-te e tem de bom animo) mete mãos à obra! Não temas nada e não te amedrontes; pois o Senhor Deus, meu Deus, estará contigo; ele não te desamparará, nem te abandonará até que tenhas acabado tudo o que se deve fazer para o serviço do templo.”
Personagem central: Salomão (O Homem mais sábio que já existiu nos tempos bíblicos – Autor de 3 mil provérbios e mil e cinco cânticos)
Desafio: Construir – Executar – Edificar Grande Templo o Palácio que o seu pai Davi tinha arquitetado por Deus
“A NOSSA VIDA É CONSTRUÍDA ATRAVÉS DE NOSSAS ESCOLHAS. CADA ESCOLHA QUE FAZEMOS RESULTARÁ EM CONSEQUÊNCIAS BOAS OU RUIM”
Três aspectos básicos para construção da nossa vida que resultará em consequências boas: - Fundação - Elemento Estrutural vertical Pilares ou Colunas - Cobertura ou Telhado
1-CONFIAR NO SENHOR: “Confia ao Senhor a tua sorte, espera nele, e ele agirá.” (Sl 36.5) ou (Sl 37.5)
2-HUMILDADE:
“Vindo o orgulho(ou so…

Esboço de Sermão: Josué - Vencendo os Desafios da Vida

TEMA: Josué - Vencendo os Desafios da Vida


TEXTO: E chamou Moisés a Josué, e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te (seja corajoso), porque com este povo entrarás na terra que o Senhor jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la. O Senhor pois é aquele que vai diante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará. Não temas, nem te espantes. Dt 31. 7,8.
INTRODUÇÃO: O livro de Deuteronômio é o livro dos registros das Leis do Senhor de forma resumida, contido no Pentateuco  Judaico, que  significa ensino e instrução, cuja a autoria desta obra é concedido a Moisés. Nos últimos capítulos de Deuteronômio, está registrado evidentemente as últimas instruções de Deus ao Seu povo (Israel – propriedade peculiar do Senhor), antes de possuírem a terra prometida,  e aqui no capítulo 31, analisamos de forma clara e objetiva o Grande Desafio que o Senhor concede a Josué filho de Num, o sucessor de Moisés. Moisés estava no final de sua carreira, aguardando sua par…