AS IGREJAS DA ÁSIA MENOR


Texto:
“João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco, da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogénito dos mortos e o príncipe dos reis da terra! Àquele que nos ama, e no seu sangue nos lavou dos nossos pecados, E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder, para todo o sempre! Amém. Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. Eu sou o Alfa e o Ómega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso. Jesus aparece a João, na ilha de Patmos. Ordena-lhe que escreva o que viu, e o participe às sete igrejas da Ásia” Ap. 1.4-8

IGREJA DE ÉFESO
Ø Qualidades:
Sofreste com paciência; e trabalhaste sem se cansar
Ø  Fraqueza:
Deixaste o Primeiro Amor
Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.” João 14.15
Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando” João 15.14
Ø  Promessa:
Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.” Ap. 2.7

IGREJA DE ESMIRNA
Ø  Qualidades:
Eu sei as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico)” Ap. 2.9
Ø  Promessa:
Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” Ap. 2.10

IGREJA DE PÉRGAMO
Qualidades:
“..não negaste a minha fé” Ap. 2.13
Ø  Fraqueza:
“doutrina de Balaão, o qual ensinava Balac a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem”.
“Assim tens, também, os que seguem a doutrina dos nicolaitas: o que eu aborreço” Ap. 2.14 e 15
Ø  Promessa:
“Ao que vencer, darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.” Ap. 17

IGREJA DE TIATIRA
Ø  Qualidades:
“Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.” Ap 2.19
Ø  Fraqueza:
“prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.
E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu.” Ap 2.20 e 21
Ø  Promessa:
“E, ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações;
E com vara de ferro as regerá, e serão quebradas como vasos de oleiro, como também recebi do meu Pai;
E dar-lhe-ei a estrela da manhã.” Ap. 2.26-28

IGREJA DE SARDES
Ø  Qualidades:
“algumas pessoas que não contaminaram os seus vestidos, e comigo andarão de branco, porquanto são dignas disso.” Ap. 3.3
Ø  Fraqueza:
“nome de que vives, e estás morto.” Ap. 3.1
“não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.” Ap. 3.2
Ø  Promessa:
“O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida, e confessarei o seu nome diante do meu Pai e diante dos seus anjos.” Ap. 3.5

IGREJA DE FILADÉLFIA
Ø  Qualidades:
“Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.” Ap. 3.8
“Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.” Ap. 3.10
Ø  Promessa:
“Eis que venho, sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.” Ap. 3.11 e 12

IGREJA DE LAODICEIA
Ø  Fraqueza:
“Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente!
Assim, porque és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu” Ap. 3.15-17
Ø  Promessa:
“Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo, no meu trono, assim como eu venci, e me assentei com meu Pai, no seu trono.” Ap. 3.21


Por: Cleber Renato 

Comentários

Postagens mais visitadas