VENCENDO A SENSUALIDADE



ESBOÇO DE SERMÃO
DATA: 23 FEVEREIRO 2018


TEMA: VENCENDO A SENSUALIDADE 

TEXTO ÁUREO: 
“Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.
E, contudo, também estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e rejeitam a dominação, e vituperam as dignidades.” Judas 1:7,8

“Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo; Os quais vos diziam que nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências. Estes são os que a si mesmos se separam, sensuais, que não têm o Espírito.” Judas 1:17-19

TRADUÇÃO VIVA

“E não se esqueçam das cidades de Sodoma e Gomorra, e as cidades vizinhas, todas cheias de imoralidade de toda espécie, inclusive a paixão de homens por outros homens. Aquelas cidades foram destruídas pelo fogo e continuam a servir de advertência para nós, de que existe um inferno, no qual os pecadores são castigados. E ainda esses falsos mestres continuam a viver vidas pecaminosas e imorais, desonrando seus próprios corpos e rindo-se daqueles que têm autoridade sobre eles, até mesmo escarnecendo dos Gloriosos ( aquelas forças poderosas de tremenda maldade que deixaram a sua condição primitiva ).” Judas 1:7,8

“Queridos amigos, lembrem-se do que os apóstolos do nosso Senhor Jesus Cristo lhes disseram, que nos últimos tempos viriam esses escarnecedores, cujo único propósito na vida é deleitar-se em todas as formas de maldade que se possa imaginar. Eles provocam discussões; amam as coisas pecaminosas do mundo; não têm o Espírito Santo morando neles.” Judas 1:17-19


INTRODUÇÃO:

A força influente mundana devasta milhares de vidas e relacionamentos através da sensualidade. Enquanto muitos pensam que a sensualidade está relacionada somente ao modo de se vestir (usos e costumes), o texto que foi citado indica que abrange muitas questões inevitáveis e dentre elas podemos classificar:

Questão:

Comportamental: Atitudes; Condutas.
Espiritual: Demoníaca


Sig. Sensualidade: intensão de despertar e impulsionar uma vontade o desejo carnal de outrem; através da atração; pensamentos impuros; atitudes e as forças espirituais malignas

“Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Tiago 1:14
Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” Tiago 1:15

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” Mateus 26:41

“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” 1 Coríntios 10:13

Textos Complementares:

“E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.” Gálatas 5:24

“Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano” Efésios 4:22

“Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria” Colossenses 3:5

“Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.” Romanos 13:14




DESENVOLVIMENTO:

Texto subsidiário:

“Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; Estando cheios de toda a iniquidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.”
Romanos 1:21-32

DESTACAMOS TRÊS TÓPICOS:

- MUDARAM A VERDADE DE DEUS EM MENTIRA
- HONRARAM E SERVIRAM MAIS A CRIATURA DO QUE O CRIADOR
- COMO ELES NÃO SE IMPORTARAM DE TER CONHECIMENTO DE DEUS

* Desprezaram o Conhecimento

Comentar sobre a história de Uzá II Sm Cap 06
O Perigo em desprezar o Conhecimento


CONCLUSÃO:

“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.” Gálatas 5:13



Por Evangelista Cleber Renato 

Comentários

Postagens mais visitadas