IDENTIFICANDO SE O LÍDER É EMPÁTICO OU SIMPÁTICO



 Alguns aspectos da liderança são necessários para sua boa gestão. Liderar é influenciar mesmo em situações que haja a necessidade dele ser enérgico e tomar atitudes contraditórias com seus liderados, pois liderar é conflitar questões, opiniões e ser uma pessoa que transmite confiança e simpatia.
Tendo em vista esse grande desafio que envolve muitas lideranças que por atitudes acabam se tornando empático e perdendo toda liderança, conheças algumas dicas necessária para o Líder não perder seu relacionamento com seus liderados.
Observação
É muito comum no dia-a-dia, dizermos que uma pessoa foi simpática conosco ou que teve muita empatia, como se ambas tivessem significados semelhantes. Mas será que a empatia e a simpatia são mesmo parecidas?
Ao avaliarmos nossas atitudes, podemos saber se temos mais simpatia ou empatia pelo outro. Confira as dicas que podem te ajudar a identificar se você é uma pessoa empática ou simpática:
Avaliar sua perspectiva em relação ao outro

Ser simpático é diferente de ser empático!
Apesar da simpatia e da empatia serem palavras que possuem alguma relação, em seus significados elas são completamente diferentes.
empatia remete a uma conexão com o outro, onde é possível, compreender as emoções alheias, enxergar como o outro vê e sente. Já a simpatia se refere a ter uma espécie de afeição por alguém, mesmo sem conhecer esta pessoa com mais afinco.

Reconhecer as emoções

Saber identificar o que o outro está sentindo e reconhecer as emoções é um ponto importante para identificar se você é uma pessoa empática ou simpática.
Na empatia, gera-se uma conexão com a outra pessoa, que possibilita que você possa se colocar no lugar do outro. Na simpatia, você observa do lado de fora da situação, sem se envolver com o sentimento ou com o que ocorre com o outro. Isto não quer dizer que você não sinta absolutamente nada em relação ao que o outro esteja sentindo, mas você tende a ter sentimentos superficiais sobre aquilo.
Saber respeitar a opinião alheia

É muito importante a reflexão sobre nossa capacidade de compreensão do outro. Quando somos empáticos, não significa que concordamos com a opinião da outra pessoa, mas buscamos respeitá-la e entendê-la da melhor forma, sem qualquer julgamento.
Já quando somos simpáticos, temos uma tendência a nos aproximar mais do outro pelo que temos em comum, o que pode fazer com que acabe distanciando quem tenha posições e opiniões diferentes.
Avaliar sua disposição em ajudar

A disposição em ajudar o outro é sempre um fator importante para identificarmos se somos empáticos ou simpáticos. Normalmente, na empatia, temos a habilidade de nos colocarmos na mesma perspectiva da outra pessoa, de maneira que possamos sentir sua dor e ajudá-la a superar aquilo.
Na simpatia, enxergamos as coisas com um certo distanciamento emocional, sem se comover demais pelo que o outro está sentindo ou passando.
Saber ter uma boa comunicação com o outro

É importante que a gente consiga saber dizer ao outro que reconhecemos suas emoções. As pessoas empáticas fazem isso com mais naturalidade, sempre buscando dizer palavras que transmitam carinho, calma e conforto. Já as simpáticas evitam dizer qualquer coisa que demonstre um envolvimento maior com a situação.


Comentários

Postagens mais visitadas