ARTIGO TEOLÓGICO: TRÊS CLASSES DE PESSOAS


TRÊS CLASSES DE PESSOAS


1Co 2.14,15 “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido”.

DIVISÃO BÁSICA DA RAÇA HUMANA. As Escrituras dividem todos os seres humanos em geral, em duas classes. (1) O homem/mulher natural (gr.psuchikos, 2.14), denotando a pessoa irregenerada, i.e., governada por seus próprios instintos naturais (2Pe 2.12). Tal pessoa não tem o Espírito Santo (Rm 8.9), está sob o domínio de Satanás (At 26.18) e é escravo da carne com suas paixões (Ef 2.3). Pertence ao mundo, está em harmonia com ele (Tg 4.4) e rejeita as coisas do Espírito (2.14). A pessoa natural não consegue compreender a Deus, nem os seus caminhos; pelo contrário, depende do raciocínio ou emoções humanas.
(2) O homem/mulher espiritual (gr. pneumatikos, 2.15; 3.1) denota a pessoa regenerada, i.e., que tem o Espírito Santo. Essa pessoa tem mentalidade espiritual, conhece os pensamentos de Deus (2.11-13) e vive pelo Espírito de Deus (Rm 8.4-17; Gl 5.16-26). Tal pessoa crê em Jesus Cristo, esforça-se para seguir a orientação do Espírito que nela habita e resiste aos desejos sensuais e ao domínio do pecado (Rm 8.13,14).
Como tornar-se um crente espiritual? Aceitando pela fé a salvação em Cristo, a pessoa é regenerada; o Espírito Santo lhe confere uma nova natureza mediante a concessão da vida divina (2Pe 1.4; ver o estudo A REGENERAÇÃO ). Essa pessoa nasce de novo (Jo 3.3,5,7), é renovada (Rm 12.2), torna-se nova criatura (2Co 5.17) e obtém a justiça de Deus mediante a fé em Cristo (Fp 3.9).

UMA DISTINÇÃO ENTRE OS CRENTES. Embora o crente nascido de novo receba a nova vida do Espírito, ele tem residente em si a natureza pecaminosa, com suas perversas inclinações (Gl 5.16-21). A natureza pecaminosa que no crente existe, não pode ser mudada em boa; precisa ser mortificada e vencida pelo poder e graça do Espírito Santo (Rm 8.13). O crente obtém tal vitória negando-se a si mesmo diariamente (Mt 16.24; Rm 8.13; Tt 2.11,12), deixando todo impedimento ou pecado (Hb 12.1), e resistindo a todas as inclinações pecaminosas (Rm 13.14; Gl 5.16; 1Pe 2.11). Pelo poder
do Espírito Santo, o próprio crente guerreia contra a natureza pecaminosa e diariamente a crucifica (Gl 5.16-18,24; Rm 8.13,14) e a mortifica (Cl 3.5). Pela abnegação e submissão à obra santificadora do Espírito Santo em sua vida, o crente em Cristo experimenta a libertação do poder da sua natureza pecaminosa e vive como um crente espiritual (Rm 6.13; Gl 5.16). Nem todo crente se esforça como devia para vencer plenamente sua natureza pecaminosa. Ao escrever aos coríntios, Paulo mostra (3.1,3) que alguns deles viviam como carnais (gr. sarkikos), i.e., ao invés de resistirem com firmeza às inclinações da sua natureza pecaminosa, entregavam-se a algumas delas. Embora não vivessem em contínua desobediência, estavam em parceria com o mundo, a carne e o diabo em certas áreas das suas vidas, e mesmo assim querendo permanecer como povo de Deus (10.21; 2Co 6.14-18; 11.3; 13.5).(1) A figura do crente carnal. Embora os crentes de Corinto não vivessem em total carnalidade e rebeldia, nem praticassem grave imoralidade e iniqüidade, que os separaria do reino de Deus (ver 6.9-11; cf. Gl 5.21; Ef 5.5), estavam vivendo de tal maneira que já não cresciam na graça, e agiam como recém-convertidos, sem divisar o pleno alcance da salvação em Cristo (13.1,2). A carnalidade deles era vista na “inveja e contendas” (3.3). Não se afligiam com a imoralidade dentro da igreja (5.1-13; 6.13-20). Não levavam a sério a Palavra de Deus, nem os ministros do Senhor (4.18,19). Moviam ação judicial, irmãos contra irmãos, por razões triviais (6.6-8). Observe-se que aos crentes coríntios que estavam vivendo em imoralidade sexual ou pecados semelhantes, Paulo os têm como excluídos da salvação em Cristo (5.1,9-11; 6.9,10). (2) Perigos para os cristãos carnais. Os cristãos carnais de Corinto corriam o perigo de se desviarem da pura e sincera devoção a Cristo (2Co 11.3) e de se conformarem cada vez mais com o mundo (cf. 2Co 6.14-18). Caso isso continuasse, seriam castigados e julgados pelo Senhor, e se continuassem a viver segundo o mundo, acabariam sendo excluídos do reino de Deus (6.9,10; 11.31,32). Realmente, alguns deles já estavam mortos espiritualmente, por viverem em pecados que levam a isso (ver 1Jo 3.15 nota; 5.17 nota; cf. Rm 8.13; 1Co 5.5; 2Co 12.21; 13.5).
(3) Advertências aos cristãos carnais. (a) Se um crente carnal não tomar a resolução de se purificar de tudo quanto desagrada a Deus (Rm 6.14-16; 1Co 6.9,10; 2Co 11.3; Gl 6.7-9; Tg 1.12-16), ele corre o risco de abandonar a fé. (b) Devem tomar como exemplo o fato trágico dos filhos de Israel, que foram destruídos por Deus por causa de seus pecados (10.5-12). (c) Devem entender que é impossível participar das coisas do Senhor e das coisas de Satanás ao mesmo tempo (Mt 6.24; 1Co 10.21). (d) Devem separar-se completamente do mundo (2Co 6.14-18) e se purificar de tudo quanto contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a sua santificação no temor do Senhor (2Co 7.1).

Texto Extraído da Bíblia de Estudo Pentecostal CPAD

Nota em Inglês:

1Co 2.14,15 " For now, the natural man doesn't understand the things of the Spirit of God, because they seem him/her madness; and he/she cannot understand them, because they are discerned spiritually. But what is spiritual it discerns well everything, and he of anybody is discerned ". 
 
BASIC DIVISION OF THE HUMAN RACE. The Deeds divide all the human beings in general, in two classes. (1) the man / natural woman (gr.psuchikos, 2.14), denoting the person without spiritual birth, i.e., governed by your own natural instincts (2Pe 2.12). Such person doesn't have the Espírito Santo (Rm 8.9), you/he/she is under the domain of Satan (Attn 26.18) and you is slave of the meat with your passions (Ef 2.3). Pertence to the world, is in harmony with him (Tg 4.4) and you/he/she rejects the things of the Spirit (2.14). the natural person doesn't get to understand to God, nor your roads; on the contrary, it depends on the reasoning or human emotions. 
(2) the spiritual man / natural woman (gr. pneumatikos, 2.15; 3.1) it denotes the regenerate person, i.e., that has the Espírito Santo. That person has spiritual mentality, she knows the thoughts of God (2.11-13) and she lives for the Spirit of God (Rm 8.4-17; Gl 5.16-26). Such person has faith in Jesus Cristo, she makes an effort the orientation of the Spirit that inhabits in her to proceed and it resists to the sensual desires and the domain of the sin (Rm 8.13,14). 
How a spiritual believer to become? Accepting for the faith the salvation in Christ, the person is regenerated; the Espírito Santo checks him a new nature by the concession of the divine life (2Pe 1.4; to see the study the REGENERATION). That person is born again (Jô 3.3,5,7), you/he/she is renewed (Rm 12.2), she becomes new creature (2Co 5.17) and she obtains the justice of God by the faith in Christ (Fp 3.9). 
 
A DISTINCTION AMONG THE BELIEVERS. Although the born believer again receives the new life of the Spirit, he has resident in itself the sinful nature, with your perverse inclinations (Gl 5.16-21). the sinful nature that in the believer you exists, you/he/she cannot be changed in good; he needs to be tortured and expired by the power and grace of the Espírito Santo (Rm 8.13). THE believer obtains such victory refusing daily to himself (Mt 16.24; Rm 8.13; Tt 2.11,12), leaving every impediment or sin (Hb 12.1), and resisting her/it all the sinful inclinations (Rm 13.14; Gl 5.16; 1Pe 2.11). For the power  
of the Espírito Santo, the own believer fights against the sinful nature and daily you crucifies her (Gl 5.16-18,24; Rm 8.13,14) and you tortures her (Cl 3.5). For the self-denial and submission to Espírito Saint work sanctifier in your life, the believer in Christ tries the liberation of the power of your sinful nature and she lives as a spiritual believer (Rm 6.13; Gl 5.16). Nor all believing she makes an effort how you owed to win your sinful nature fully. When writing to the Corinthians, Paulo shows (3.1,3) that some of them lived as carnal (gr. sarkikos), i.e., instead of they resist with firmness to the inclinations of your sinful nature, they surrendered to some of them. Although they didn't live in continuous disobedience, they were in partnership with the world, the meat and the devil in certain areas of your lives, and even so wanting to stay as people of God (10.21; 2Co 6.14-18; 11.3; 13.5). (1) the carnal believer's illustration. Although the believers from Corinth didn't live in total carnality and rebelliousness, nor they practiced serious immorality and iniquity, that it would separate them of the kingdom of God (to see 6.9-11; cf. Gl 5.21; Ef 5.5), they were living in such a way that no longer they grew in the grace, and they acted how recently-converted, without spying the full reach of the salvation in Christ (13.1,2). their carnality was seen in the " envy and contentions " (3.3). they were not afflicted inside with the immorality of the church (5.1-13; 6.13-20). they didn't take the Word of God, nor the ministers of the seriously Mister (4.18,19). they Moved lawsuit, siblings against siblings, for trivial reasons (6.6-8). it is Observed that to the Corinthian believers that were living in sexual immorality or similar sins, Paulo has them how excluded of the salvation in Christ (5.1,9-11; 6.9,10). (2) Dangers for the carnal Christians. The carnal Christians from Corinth ran the danger of if they deviate from the pure and sincere devotion to Christ (2Co 11.3) and of if they conform more and more with the world (cf. 2Co 6.14-18). I Marry that it continued, they would be punished and judged by the Mister, and if they continued to live according to the world, they would end being excluded of the kingdom of God (6.9,10; 11.31,32). Really, some of them were already spiritually dead, for they live in sins that take to that (to see 1Jo 3.15 note; 5.17 note; cf. Rm 8.13; 1Co 5.5; 2Co 12.21; 13.5).  
(3) warnings to the carnal Christians. (the) If a carnal believer doesn't take the resolution of becoming purified of whatever you/he/she displeases God (Rm 6.14-16; 1Co 6.9,10; 2Co 11.3; Gl 6.7-9; Tg 1.12-16), he takes the risk of abandoning the faith. (b) they should take as example the children's of Israel tragic fact, that you were destroyed by God because of your sins (10.5-12). (c) they should understand that is impossible to participate in the things of the Mister and of the things of Satan at the same time (Mt 6.24; 1Co 10.21). (d) they should separate completely from the world (2Co 6.14-18) and to become purified of whatever contaminates the body and the spirit, improving your sanctification in the fear of the Mister (2Co 7.1). 
 
Extracted text of Estudo Pentecostal's Bible CPAD

Comentários

  1. Seu Blog está ótimo. Muito abençoado.
    Abraços

    chsimportados.loja2.com.br

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