Pular para o conteúdo principal

MANUAL DE DISCIPULADO: BATALHA ESPIRITUAL





GUERRA ESPITIRUAL

Lição 12

“... É sobre esta edificarel a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt. 16:18b).

Devido à sua rebeldia, Satanás expulso da presença de Deus juntamente com a terça parte dos anjos, que estavam sujeitos a ele (Is. 14:12-14; Ez. 28:13-16; Ap. 12:3-4,9).
Em Gn. 1:1-2, lemos que a terra tornou-se sem forma e vazia e que havia trevas sobre a face do abismo. Isto nos leva a considerar a possibilidade de Satanás ter feito da terra o reduto do seu exército maligno!
Logo após, vemos o relato da criação, culminado com a formação do homem, segundo à imagem e semelhança de Deus. Deus colocou o homem no Éden com o objetivo de, a partir dali, dominar toda a terra (Gn. 1:3-28; Gn. 2:8,15).
Portanto percebemos desde o início da criação a rivalidade, o ódio de Satanás contra o homem. Em Dn. 3:1-7, vemos o primeiro ataque de Satanás contra o homem, levando-o ao pecado e à queda.
Mesmo após a queda, Deus providenciou um meio de redimir o homem, mediante a obra de Cristo e estabeleceu a Igreja para cumprir o seu propósito inicial (Gn. 3:15; Ef. 1:22-23). Estudamos nesta lição sobre guerra espiritual que travamos contra o reino das trevas.

I – O PRÍNCIPE DAS TREVAS E SEU EXÉRCITO

O líder do império das trevas é chamado Satanás, cujo termo equivalente em hebraico significa “enganador”, “usurpador” ou ainda “Lúcifer”, termo grego que se origina de duas palavras: “lux”, significa “luz” e “fero”, significando “mensageiro”. O termo correspondente para estes dois nomes em latim é “diabolos”, o mesmo que “diabo” em português e designa um pessoa apenas, não vários pequenos “diabos”, como erroneamente se ouve falar. Ainda é utilizado pela Bíblia o termo “antiga serpente” (Mt. 4:1; Ap. 12:9).
Satanás comanda um exército de anjos caídos (ou demônios). Da mesma forma que os anjos de Deus estão dispostos através de hierarquias, como vemos na Bíblia (serafins, querubins, arcanjos, anjos), os demônios que agem sob controle de Satanás também estão sujeitos a uma hierarquia, que a Palavra de Deus revelou a nós, conforme vemos em Ef. 6:12 da seguinte maneira:

Principados:                       
a) São príncipes, líderes maiores, comandantes do exército, que estão intimamente ligados ao seu líder supremo. Príncipes recebem as ordens diretamente de Lúcifer, transmitindo-as aos seus comandados.
b) O exército do inimigo é divido por regiões. Em cada região existe um destes principados que oprimem os habitantes da região e tentam resistir ao avanço da Igreja de Jesus naquele lugar (Dn. 10:13).

Potestades:
a) Também são autoridades no exército do inimigo. Agem submissas aos principados.
b) O seu objetivo é produzir confusão nas lideranças das Igrejas, gerando discórdias, facções e partidarismo.
c) Procuram enfraquecer a unidade da liderança no Corpo de Cristo.

Forças espirituais do mal:
Esta classe de demônios também age nas regiões celestiais.
As forças espirituais do mal são os que diretamente oprimem a humanidade, especialmente os líderes mundiais.
Sua função é oprimir a humanidade de tal maneira que a leve ao desespero e caos total.

Dominadores:
Esta classe de demônios opera na terra com o objetivo de expressar toda a maldade de satanás, escravizando e destruindo o homem , tentando deteriorar toda a criação de Deus (Jo 10.10; Jl 1.4; Mc 9.17-18; Mt 8.28-32).
A nossa luta contra os dominadores é constante, pois eles querem expressar toda a maldade de satanás contra o homem, escravizando-o através de diversos instrumentos, como por exemplo:

Dependência do álcool;
Dependência das drogas;
Homossexualismo;
Prostituição;
Impureza;
Avareza;
Adultério;
Texto explicativo 3: “Porque de quem um homem é vencido, do mesmo é feito escravo” (II Pe 2.19)Amargura e ódio;
Violência;
Homicídio, etc.



Escravo: Aquele que está sujeito a um Senhor, como propriedade dele. aquele que está no cativeiro, na dependência, na servidão daquele que é o seu senhor (Jo 8.34-36).

II – OBSERVAMOS TRÊS MANIFESTAÇÕES DE ATAQUE DO EXÉRCITO DAS TREVAS:

RESISTÊNCIA: satanás e seus demônios resistem porque não desejam perder a posição de domínio e governo que exercem sobre a humanidade.

A resistência se evidência:
1.      Na oração (Dn 10.12-13);
2.      No jejum (Mc 9.29);
3.      No relacionamento conjugal (I Pe 3.7);
4.      Na obra de Deus (I Ts 2.18).

OPRESSÃO (At 10.38): A opressão é uma influência maligna que os demônios exercem sobre as pessoas, podendo se evidenciar em:
1.      Desequilíbrio emocional (I Sm 16.23);
2.      Ira, ódio e violência (Ef 4.26,27);
3.      Depressão e medo (I Jo 4.18).

POSSESSÃO (Mc 5.1-7): É o último estágio de domínio por parte de satanás sobre o homem. Ocorre quando um espírito maligno (um demônio) se apodera do corpo de uma pessoa. Vemos na Bíblia que demônios possuíram pessoas e também animais (Gn 3.1; Mt 8.31,32).

Sintomas da possessão:

1.      Nervosismo incontrolado;
2.      Insônia compulsiva;
3.      Extremo medo;
4.      Desejo de suicídio;
5.      Vícios;
6.      Força sobre-humana;
7.      Capacidade de adivinhação (mediunidade, clarividência, paranormalidade, etc.)
8.      Forte resistência à Palavra de Deus e a oração;
9.      Algumas enfermidades incuráveis.

III – ARMAS BÁSICAS NA LUTA CONTRA SATANÁS:



Apesar de estarmos num combate espiritual, Deus nos declara que a vitória é nossa, pois o inimigo já fio derrotado (Cl 2.15; Rm 8.37). para nos apropriarmos desta verdade, precisamos conhecer e usar as armas que Deus coloca à nossa disposição (II Co 10.4-6):

1.      Sangue do Senhor Jesus Cristo (Ex 12.13; Ap 12.11);
2.      Nome do Senhor Jesus (Fp 2.9-10; Mc 16.17);
3.      A ordenação (Mt 4.10);
4.      Todas as armaduras contidas em Efésios 6.10 à 18.

Ø  Memorize: “Revesti-vos de toda armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Pois não temos de lutar contra a carne e o sangue e sim contra os principados, contra as potestades, contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestiais” (Ef 6.11-12).

Por: Cleber Renato da Silva
http://cleberrenato.olhaki.net/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Temas para Missões

Temas de Missões:

“... a fim de que todos os povos da terra conheçam o teu nome...” 
II Cr 6.33


“Portanto, meus amados, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” 
I Co 15. 58


“Antes santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”. 
I Pe 3. 15


“...para que todos os reinos da terra saibam que só tu és o Senhor.” 
Is 37.20


“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”
 I Pe 2. 9


“...orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada...” II Ts 3.1


“O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos”
Isaías 61:1

“Ó terra, t…

ESBOÇO DE MENSAGEM CULTO DE AÇÃO DE GRAÇAS – FORMANDOS EM ENGENHARIA CIVIL

Texto: I Cr 28.20 “Disse Davi a Salomão, seu filho: Sê forte e, corajosamente, (esforça-te e tem de bom animo) mete mãos à obra! Não temas nada e não te amedrontes; pois o Senhor Deus, meu Deus, estará contigo; ele não te desamparará, nem te abandonará até que tenhas acabado tudo o que se deve fazer para o serviço do templo.”
Personagem central: Salomão (O Homem mais sábio que já existiu nos tempos bíblicos – Autor de 3 mil provérbios e mil e cinco cânticos)
Desafio: Construir – Executar – Edificar Grande Templo o Palácio que o seu pai Davi tinha arquitetado por Deus
“A NOSSA VIDA É CONSTRUÍDA ATRAVÉS DE NOSSAS ESCOLHAS. CADA ESCOLHA QUE FAZEMOS RESULTARÁ EM CONSEQUÊNCIAS BOAS OU RUIM”
Três aspectos básicos para construção da nossa vida que resultará em consequências boas: - Fundação - Elemento Estrutural vertical Pilares ou Colunas - Cobertura ou Telhado
1-CONFIAR NO SENHOR: “Confia ao Senhor a tua sorte, espera nele, e ele agirá.” (Sl 36.5) ou (Sl 37.5)
2-HUMILDADE:
“Vindo o orgulho(ou so…

Esboço de Sermão: Josué - Vencendo os Desafios da Vida

TEMA: Josué - Vencendo os Desafios da Vida


TEXTO: E chamou Moisés a Josué, e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te (seja corajoso), porque com este povo entrarás na terra que o Senhor jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la. O Senhor pois é aquele que vai diante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará. Não temas, nem te espantes. Dt 31. 7,8.
INTRODUÇÃO: O livro de Deuteronômio é o livro dos registros das Leis do Senhor de forma resumida, contido no Pentateuco  Judaico, que  significa ensino e instrução, cuja a autoria desta obra é concedido a Moisés. Nos últimos capítulos de Deuteronômio, está registrado evidentemente as últimas instruções de Deus ao Seu povo (Israel – propriedade peculiar do Senhor), antes de possuírem a terra prometida,  e aqui no capítulo 31, analisamos de forma clara e objetiva o Grande Desafio que o Senhor concede a Josué filho de Num, o sucessor de Moisés. Moisés estava no final de sua carreira, aguardando sua par…