MANUAL DE DISCIPULADO: SERVIÇO CRISTÃO




SERVINDO COM EXCELÊNCIA

Lição 19

O objetivo da vida cristã, demostrado na Bíblia, é duplo: servir a Deus e servir aos irmãos. Jesus nos faz, em Lc 16.8, uma afirmação confrontante: os filhos das trevas são mais hábeis em sua geração do que os filhos da luz. Habilidade aqui significa dedicação, esforço, desenvolvimento do potencial.
E nós, cristãos, como estamos servindo ao Senhor? Aqueles que não conhecem a Deus muitas vezes se entregam de corpo e alma a um projeto que se resumirá apenas a esta vida. Mas e nós? Com que motivação, com que nível de entrega, de dedicação estamos fazendo a obra de Deus?
Deus nos desafia a servir com excelência. Precisamos compreender este desafio, o que ele significa, suas implicações e suas conseqüências. 

I – O QUE É EXCELÊNCIA?

1-     EXCELÊNCIA quer dizer dedicação total, sem reservas, com diligência. Devemos procurar servir a Deus e aos irmãos com o melhor que podemos oferecer.
2-     Excelência quer dizer disciplina em todas as coisas: não podemos ser dedicados se antes não formos disciplinados. Como me disciplinar, então?
a)     Estabelecer alvos específicos a curto prazo, médio e a longo prazo. Não podemos ser dedicados e servir com excelência se não estabelecermos etapas claras e progressivas para o nosso próprio crescimento;
b)     Estabelecer pequenos alvos no início e progressivamente, conquistamos alvos maiores. Quanto maior o alvo, maior o esforço. Buscar alvos grandes demais no início pode trazer frustações e desânimo;
c)     Ser constante, permanecer firme mesmo diante as dificuldades;
d)     Ser perseverante, superando as derrotas inevitáveis durante a jornada, tomando como exemplo a vida de homens de Deus que se superam e superaram as circunstâncias que os cercavam.
3-     Excelência quer dizer aprimorar nossos talentos para a glória de Deus (Mt 25.14,25,30).

Daniel tinha sobre si um espírito excelente, ele servia em sua geração com excelência. Deus nos chama a ser perfeitos (Gn 17.1; Pv 11.20; Mt 5.48). o apóstolo Paulo diz que “o homem de Deus deve  ser perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (II Tm 3.17).

II – COMO ALCANÇAR ESTE NÍVEL DE EXCELÊNCIA

1-     Conhecendo e praticando a Palavra de Deus profundamente (Sl 1.2);
2-     Tendo uma vida diária de oração e comunhão com Deus (Dn 6.10);
3-     Decidindo vencer a natureza humana carnal, que é medíocre (Cl 3.1,2);
4-     Esmerando-e em fazer o máximo, o melhor que podemos e conseguimos para Deus

Lembre-se: a perfeição e os resultados são proporcionais aos talentos de cada um.

III – O QUE PRODUZ “SERVIR COM EXCELÊNCIA”?

1-     Agrada o coração de Deus (Mt 5.48);
2-     Faz com que o mundo veja a luz de Deus em nós e glorifique a Deus (Mt 5.16);
3-     Livra-nos de perder o que conquistamos (Lc 19.22-26);
4-     Atende de modo eficaz às necessidades da Igreja e do mundo. Ao sermos dedicados, em qualquer coisa que façamos, tapamos uma brecha aberta pelas necessidades de nossos irmãos.

IV – PORQUE SERVIR COM EXCELÊNCIA E NÃO DE OUTRO MODO?

1-     Porque Deus é perfeito e ordenou que estejamos perfeitos como Ele. Afinal, somos seus filhos (Dt 18.13);
2-     Porque o Senhor nos concedeu dons para servi-lo com dedicação e não de modo desleixado (I Tm 4.14; Cl 4.17);
3-     Porque o Senhor estabeleceu a dedicação a ele e aos irmãos como um dos critérios para o julgamento da Igreja. (Mt 6.1-4);
4-     Porque agindo assim, abençoamos a outros e somos abençoados pelo senhor (Lc 19.16,17).

V – EXEMPLOS DE PESSOAS QUE VIVERAM COM EXCELÊNCIA:

1-     Abel (Hb 11.4): a perfeição de seu sacrifício custou sua própria vida;
2-     Enoque (Hb 1.5): fechou seus ouvidos à voz da geração que o cercava, para ouvir somente a Deus, andando tão próximo a Deus, sendo tão perfeito, que não havia mais lugar para ele no mundo. Deus o tomou para si;
3-     Abraão (Hb 11.8): acreditou firmemente no que não viu. Andou pelo que ouviu, caminhou sem rumo, foi peregrino em terra estranha, habitou em tendas. Não viu as promessas de deus para ele se concretizarem, mas obteve o respeito de Deus e é único chamado pelo Senhor de “pai da fé” e “amigo de Deus”;
4-     Moisés (Hb 11.24-26): trocou o luxo dos palácios de Faraó pelo deserto, o prazer passageiro pelo sofrimento junto com o povo de Deus. Podia viver em palácios, mas preferiu abrir mão de tudo para marchar rumo às promessas de Deus;
5-     Daniel (Dn 6.16): foi fiel mesmo debaixo de provação, corajoso, firme, destemido, vencedor. Ele venceu suas próprias limitações e o estigma de descender de um povo escravizado, pois sabia que seu valor verdadeiro Pai estava nos céus, sendo, portanto, herdeiro do Senhor do universo.
Daniel possuía algumas características que todos aqueles que desejam viver com excelência precisam ter em suas vidas. Vejamos quais são:

a)     Não se contaminou com os manjares do rei nem bebeu do seu vinho (Dn 1.8), e isto significa não aceitar as ofertas de satanás (fama, fortuna, sexo ilícito, etc.);
b)     Era dez vezes mais inteligente do que aqueles que não serviram a Deus (Dn 1.19,20) – ele recebeu o poder do Espírito Santo sobre si, liberando todo o seu potencial, mas trabalhou para suas capacidades naturais, seus talentos;
c)     Era hora intenso (Dn 6.10) – isto significa que ele não orava apenas alguns minutos por dia, mas que ele se dedicava e gastava tempo em sua comunhão com Deus;
d)     Daniel não usurpava a glória de Deus (Dn 2.27-30) – ele cresceu, foi admirado. Colocado em posição de destaque, mas transferia toda a glória ao Senhor que o levantara. Querer o louvor para nós mesmos afasta o Senhor. Devemos ter a atitude em II Co 3.5,6.

Nossa busca deve ser sempre a perfeição. Precisamos alcançar este espírito de excelência em nosso viver diário, influenciando aqueles que nos cercam. Precisamos viver  excelência em tudo o que fazemos, quer seja pregando, ensinando, aconselhando, dirigindo louvor, tocando, administração, trabalhando ou em qualquer coisa que façamos. Este é o desafio de Deus para nós.
O potencial que Deus colocou dentro de nós é infinito, mas só vem a tona, só se torna real quando decidimos viver com excelência, servir com excelência.
Qual é a escolha? A vida medíocre do homem natural ou as alturas, onde vivem aqueles que se dispõem a pagar um preço de sacrifício para alcançar o propósito de Deus?
Ore a Deus pedindo este espírito de excelência. Clame ao Senhor por transformação, anseie, gaste o seu tempo neste propósito. Os resultados, com certeza, irão mudar a história da nossa geração.

Ø  Memoriza: “Chegou a Éfeso um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras. Este era instruído no caminho do Senhor e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas concernentes a Jesus...” (At 18.24,25).

Por: Cleber Renato

Comentários

Postagens mais visitadas