MULHER VIRTUOSA





MULHER VIRTUOSA

"... a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada." Pv.31.30



O padrão de mulher virtuosa

    Virtude é a força moral e a disposição firme e habitual para a prática do bem. É a boa qualidade moral de uma pessoa eficaz.
   Virtuosa é a pessoa que tem um grande talento, assim como um maestro de uma grande orquestra.                    Mulher virtuosa é aquela que tem prestígio e crédito onde se encontra. Que mostra influência por onde anda.

A mulher virtuosa espalha influência em três áreas distintas.

I - INFLUÊNCIA NO LAR
      É demonstrada pelos seus atos em relação à família (31:15,27).
     Submissão ao esposo e temor ao Senhor (Ef 5:22). Espírito de renúncia. Bom testemunho (31:28-29). Executa o trabalho doméstico, não como meio de satisfazer sua vontade, mas com responsabilidade (31:27). Mantém harmonia no lar. Tem um relacionamento interpessoal com cada familiar. É preparada para vencer as dificuldades do dia-a-dia. (31:21.29b). A sua influência tem fundamento sólido do temor e da sabedoria do Senhor (31:26). Mulher virtuosa é a dona de casa que dá valor a si e a sua família.
     São exemplos de mulheres: Ana, mulher mãe ideal (I Sm 1:20; 2:19); Ester (Et 4:16); Maria, mulher escolhida por Deus (Lc 1:30-31); Noemi, Isabel, Priscila, Loide, etc.

II - INFLUÊNCIA NA SOCIEDADE
     Sua influência se estende além de seu lar (31:16). Dá testemunho de vida cristã às pessoas da sua comunidade. Tem equilíbrio emocional. Sabe conter as dificuldades. Não é dominada pela angústia. (Fl 4:6). O padrão da mulher virtuosa pressupõe dons e recursos materiais fora do comum. Demonstra, num mundo onde os valores são inversos, o retrato de uma esposa ideal, mãe zelosa, dona de casa eficiente. Dá a sociedade um testemunho ideal da mulher cristã.

III - INFLUÊNCIA NA IGREJA
     Tem espírito quebrantado (Sl 51:17) e coração alegre. A alegria íntima de ter Deus como significado de vida (Fl 4:4). Jesus é a fonte dessa alegria. Tem um espírito sereno. É calma. Dá  bom testemunho de comunhão com Deus e com os irmãos. É fiel nos seus afazeres, atenciosa, piedosa, evangelista, dada ao ensino da Palavra.


    A influência da mulher virtuosa no lar, na sociedade e na igreja se dá devido a confiança que inspira segundo a sua conduta. A mulher virtuosa não é presa a preconceitos e regras mundanas, mas fiel a Deus. Tem ideais concretos para a sua família e para com Deus. A mulher virtuosa é mais do que uma esposa excelente. É a coroa de seu marido (12:4). É uma mulher valorosa (12:4). O poema da mulher virtuosa é mais do que um elogio a uma determinada esposa. È um poema que proclama a sabedoria de uma mulher que leva o homem para a justiça, honra, prosperidade e vida. Muitas mulheres são fortes, mas a mulher virtuosa supera a todas (31:29). Pode-se cantar o sucesso do trabalho da mulher virtuosa e que suas obras a louvem na praça da cidade. (31:31b).

Comentários

  1. A paz ...
    Muito bom o artigo, nós mulheres somos responsáveis pelo bom andamento do nosso lar, na vida dos nossos filhos, do nosso esposo, na igreja e até mesmo na vida social.
    Infelizmente muitas de nós tem trocado o melhor de Deus para nossas vidas, por andarem segundo seus próprios conceitos e ditadas pelo que o mundo ensina!
    Que nós mulheres tenhamos sempre um coração grato a Deus, por nos criar assim... a sua imagem e semelhança!
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Temas para Missões

Frases marcantes de: Oswald Smith

Esboço de Sermão: Josué - Vencendo os Desafios da Vida