Pular para o conteúdo principal

MANUAL DE DISCIPULADO: O CORPO DE CRISTO




O CORPO DE CRISTO

Lição 14

A Igreja do Senhor Jesus não é uma organização secular, mas um organismo vivo, que cresce dia a dia com o auxílio do Espírito Santo. A Igreja fio planejada por Deus, estabelecida por Jesus Cristo e é sustentada pelo Espírito Santo. Por isto Jesus disse: “Edificarei a minha Igreja...” estudaremos nesta lição um pouco sobre a Igreja do Senhor e como desempenhar a nossa função nela.

I – DEFINIÇÃO E CARACTERÍSTICAS

EKLÉSIA – é a palavra grega no N.T. usada para definir a Igreja. Esta palavra significa “uma assembléia de chamados para fora”, podendo ser aplicada a uma congregação, aos cristãos de uma cidade ou a todos os cristãos na terra.
Outros nomes aplicados à Igreja no N.T.:
1.      Adoradores (Jo 4.23);
2.      Amigos de Deus (Tg 2.23);
3.      Aprisco (Jo 10.16);
4.      Casa de Deus (I Tm 3.15);
5.      Edifício de Deus (I Co 3.9);
6.      Família de Deus (Ef 3.15);
7.      Lavoura de Deus (I Co 3.9);
8.      Nação Santa (I Pe 2.9);
9.      Noiva do Cordeiro (Ap 21.2).
10. A Igreja pertence somente ao Senhor Jesus Cristo:
11. Jesus é o fundamento (I Pe 1.18-19; 2.6-7);
12. Ela é edificada por Ele (Mt 16.18);
13. Ela é edificada para proclamar suas virtudes (I Pe 2.9b).
Não existem muitas igrejas, mas apenas uma Igreja. Podemos ter governos diferentes, liturgias diferentes, usos e costumes diferentes, porém somos um só Corpo em Cristo Jesus. (Rm 12.5).
A unidade da Igreja não depende de quebrar os muros denominacionais, mas de transpô-los através de um relacionamento maduro, em amor (Cl 3.13-14).

II – GOVERNO NA IGREJA LOCAL:

Autoridade delegada à Igreja – Deus estabeleceu seu Igreja como um Corpo, cujo cabeça é Jesus (Ef 1.22-23; Cl 1.18a).
Toda Igreja deve ter uma liderança definida, separada pelo Espírito Santo e reconhecida pelos apóstolos. No Novo Testamento, são usados diferentes termos para designar a liderança da Igreja local (pastores, bispos, anciãos, presbíteros, etc.). Podemos entender, contudo, que essa liderança tem dois níveis principais:
1.      presbíteros ou pastores (At. 14:23; 15:4; 20:28);
2.      diáconos (cooperadores, colaboradores, etc. (At. 6:2-4).

Devemos lembrar que Deus determinou que a liderança de sua Igreja seja plural (Lc. 10:1; At. 13:1-3).
Os cinco ministérios fundamentais:

Em Ef. 4:11-12, temos a relação dos cinco ministérios fundamentais, estabelecidos por Deus para edificação da sua Igreja. Na liderança ou presbitério de uma Igreja local, podemos ter um mais de um ministérios fundamentais em operação (At. 15:32; 21:8). Entendemos melhor o que vem a ser cada destes ministérios:

1.      Apóstolos: são aqueles que possuem maior nível de autoridade entre os cinco ministérios. Fundam igrejas, supervisionam e formam líderes, ordenam pastores, trazem equilíbrio. Os apóstolos atuam junto com o Presbitério e a sua ação ultrapassa a Igreja local (At. 16:4).
2.      Profetas: recebem o direcionamento profético de Deus e orientam a Igreja, animando e exportando (At. 15:32). Tem discernimento do manto profético (nuvem de Deus) e através dele orientam a Igreja o caminho a seguir (Nm. 9:15-23).
3.      Evangelistas: operam através de sinais e dons de cura levando multidões a Cristo. Pregam o Evangelho de Deus trazendo libertação, com graça e unção (At. 8:5-8). O ministério do evangelista leva a igreja à crescer.
4.      Pastores: apascentam o rebanho de Deus aconselhando (Gl. 4:19; At. 11:25,26). O ministério do pastor alimenta o rebanho, cura as ovelhas feiradas, corrige as rebeldes, etc.
5.      Mestres: operam através do ensino da Palavra, fundamentando a Igreja nas verdades bíblicas (At. 6:10; II Pd. 3:16). O ministério do mestre protege a igreja dos enganos, através da Palavra de Deus.


Ø  Memorize: “E deu uns como apóstolos, outros como profetas, outros como evangelistas, outros como pastores e mestres” (Ef. 4:11).

Por: Cleber Renato 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Temas para Missões

Temas de Missões:

“... a fim de que todos os povos da terra conheçam o teu nome...” 
II Cr 6.33


“Portanto, meus amados, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” 
I Co 15. 58


“Antes santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”. 
I Pe 3. 15


“...para que todos os reinos da terra saibam que só tu és o Senhor.” 
Is 37.20


“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”
 I Pe 2. 9


“...orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada...” II Ts 3.1


“O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos”
Isaías 61:1

“Ó terra, t…

ESBOÇO DE MENSAGEM CULTO DE AÇÃO DE GRAÇAS – FORMANDOS EM ENGENHARIA CIVIL

Texto: I Cr 28.20 “Disse Davi a Salomão, seu filho: Sê forte e, corajosamente, (esforça-te e tem de bom animo) mete mãos à obra! Não temas nada e não te amedrontes; pois o Senhor Deus, meu Deus, estará contigo; ele não te desamparará, nem te abandonará até que tenhas acabado tudo o que se deve fazer para o serviço do templo.”
Personagem central: Salomão (O Homem mais sábio que já existiu nos tempos bíblicos – Autor de 3 mil provérbios e mil e cinco cânticos)
Desafio: Construir – Executar – Edificar Grande Templo o Palácio que o seu pai Davi tinha arquitetado por Deus
“A NOSSA VIDA É CONSTRUÍDA ATRAVÉS DE NOSSAS ESCOLHAS. CADA ESCOLHA QUE FAZEMOS RESULTARÁ EM CONSEQUÊNCIAS BOAS OU RUIM”
Três aspectos básicos para construção da nossa vida que resultará em consequências boas: - Fundação - Elemento Estrutural vertical Pilares ou Colunas - Cobertura ou Telhado
1-CONFIAR NO SENHOR: “Confia ao Senhor a tua sorte, espera nele, e ele agirá.” (Sl 36.5) ou (Sl 37.5)
2-HUMILDADE:
“Vindo o orgulho(ou so…

Esboço de Sermão: Josué - Vencendo os Desafios da Vida

TEMA: Josué - Vencendo os Desafios da Vida


TEXTO: E chamou Moisés a Josué, e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te (seja corajoso), porque com este povo entrarás na terra que o Senhor jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la. O Senhor pois é aquele que vai diante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará. Não temas, nem te espantes. Dt 31. 7,8.
INTRODUÇÃO: O livro de Deuteronômio é o livro dos registros das Leis do Senhor de forma resumida, contido no Pentateuco  Judaico, que  significa ensino e instrução, cuja a autoria desta obra é concedido a Moisés. Nos últimos capítulos de Deuteronômio, está registrado evidentemente as últimas instruções de Deus ao Seu povo (Israel – propriedade peculiar do Senhor), antes de possuírem a terra prometida,  e aqui no capítulo 31, analisamos de forma clara e objetiva o Grande Desafio que o Senhor concede a Josué filho de Num, o sucessor de Moisés. Moisés estava no final de sua carreira, aguardando sua par…