Pular para o conteúdo principal

SALVAÇÃO?


QUEM SE SALVARÁ?


“E percorria as cidades e as aldeias, ensinando, e caminhando para Jerusalém.
E disse-lhe um: Senhor, são poucos os que se salvam? E ele lhe respondeu:
Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão.
Quando o pai de família se levantar e cerrar a porta, e começardes, de fora, a bater à porta, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos; e, respondendo ele, vos disser: Não sei de onde vós sois;
Então começareis a dizer: Temos comido e bebido na tua presença, e tu tens ensinado nas nossas ruas.
E ele vos responderá: Digo-vos que não sei de onde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade.
Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora.
E virão do oriente, e do ocidente, e do norte, e do sul, e assentar-se-ão à mesa no reino de Deus.
E eis que derradeiros há que serão os primeiros; e primeiros há que serão os derradeiros.” 


Texto: Lucas 13:22-30



Nem sempre a preocupação em torno do tema da salvação toca os pontos fundamentais do problema. Alguns se preocupam com faltas cometidas no passado e que não obterão o perdão de Deus. Outros cultivam a idéia de um Deus “bonzão”, que fecha os olhos para suas faltas. Estão certos de terem um lugar garantido no céu, sem esforço algum. Outros, ainda, dizem que em relação ao futuro. “Deus sabe o que faz”.

Baseado no texto, para adquirir a salvação são necessários basicamente três passos:

I - ENTRAR POR UMA PORTA ESTREITA - (Lc 13:24)
Jesus é questionado a respeito de quantos se salvarão. Seria um número pequeno? Jesus não esclarece. Ele aprofunda aspectos fundamentais da questão: Como fazer para se salvar; a urgência da opção pelo caminho apto a salvar; e não supervalorizar os próprios méritos. Jesus recorre ao simbolismo da porta estreita. Esforçar-se para entrar. Desfazer-se do supérfluo. Quem está carregando egoísmo, soberba, ódio, não pode atravessar a porta estreita. Quem explora os pobres, é injusto, é prepotência contra o indefeso, é caluniador, não pode atravessar a porta estreita. Cada um sabe do que se desfazer. A urgência da decisão de adaptar-se as dimensões da porta estreita é ilustrada no v. 25. A porta estreita num determinado momento estará cerrada (Mt 24:40). Quem pensar entrar quando bem entender será excluído (v. 27).  A confiança nos próprios méritos pode ser a condenação (v. 26). A precedência é invertida (v. 30).

II - COMPREENDER A VONTADE DE DEUS - (Is 66: 18-21)
Deus não quer que ninguém fique de fora. Deus nos congrega e nos acolhe. Deus não faz acepção de pessoas. Todos haverão de conhecer a glória de Deus (Is 66:18),  não importa como estão e como sejam trazidos.  O desejo de Deus é o mesmo de Jesus. Todos estão convidados a passar pela porta estreita (Jo 14:6). O homem é livre para escolher, mas cada um que se condena, decepciona Jesus.

III - DESFAZER DE NOSSOS EMPECILHOS - (Dt 8:2-3)
O tema do sofrimento presente pode ser entendido como um momento propício para nos educar (Hb 12:6). A correção é a preparação para passar pela porta estreita e chegar a Jesus (Hb 12:7). Se o empecilho é o vício, o costume, o dinheiro, o trabalho, a idolatria, a inveja, o orgulho, etc. É importante desfazer-se deles. Tirar do coração os resquícios de revolta e pessimismo. O sofrimento vivido na perspectiva da Salvação nos prepara para o encontro com Deus (Dt 8:2-3).

E necessário desfazer-se dos os empecilhos que nos afastam de Deus. A porta é o lugar natural por onde as pessoas entram. Qualquer outro lugar é considerado estranho. Entrar pela porta estreita é entrar por meio de Jesus. Ele nos conduz à vida eterna. Jesus é a porta estreita. É necessário fazer uma decisão. Ele não é apenas a porta, mas o único Caminho possível (Jo 14:6). Diz Jesus: “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, será salvo, entrará e sairá, e achará pastagens.” (Jo 10:9).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Temas para Missões

Temas de Missões:

“... a fim de que todos os povos da terra conheçam o teu nome...” 
II Cr 6.33


“Portanto, meus amados, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” 
I Co 15. 58


“Antes santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”. 
I Pe 3. 15


“...para que todos os reinos da terra saibam que só tu és o Senhor.” 
Is 37.20


“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”
 I Pe 2. 9


“...orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada...” II Ts 3.1


“O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos”
Isaías 61:1

“Ó terra, t…

ESBOÇO DE MENSAGEM CULTO DE AÇÃO DE GRAÇAS – FORMANDOS EM ENGENHARIA CIVIL

Texto: I Cr 28.20 “Disse Davi a Salomão, seu filho: Sê forte e, corajosamente, (esforça-te e tem de bom animo) mete mãos à obra! Não temas nada e não te amedrontes; pois o Senhor Deus, meu Deus, estará contigo; ele não te desamparará, nem te abandonará até que tenhas acabado tudo o que se deve fazer para o serviço do templo.”
Personagem central: Salomão (O Homem mais sábio que já existiu nos tempos bíblicos – Autor de 3 mil provérbios e mil e cinco cânticos)
Desafio: Construir – Executar – Edificar Grande Templo o Palácio que o seu pai Davi tinha arquitetado por Deus
“A NOSSA VIDA É CONSTRUÍDA ATRAVÉS DE NOSSAS ESCOLHAS. CADA ESCOLHA QUE FAZEMOS RESULTARÁ EM CONSEQUÊNCIAS BOAS OU RUIM”
Três aspectos básicos para construção da nossa vida que resultará em consequências boas: - Fundação - Elemento Estrutural vertical Pilares ou Colunas - Cobertura ou Telhado
1-CONFIAR NO SENHOR: “Confia ao Senhor a tua sorte, espera nele, e ele agirá.” (Sl 36.5) ou (Sl 37.5)
2-HUMILDADE:
“Vindo o orgulho(ou so…

Esboço de Sermão: Josué - Vencendo os Desafios da Vida

TEMA: Josué - Vencendo os Desafios da Vida


TEXTO: E chamou Moisés a Josué, e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te (seja corajoso), porque com este povo entrarás na terra que o Senhor jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la. O Senhor pois é aquele que vai diante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará. Não temas, nem te espantes. Dt 31. 7,8.
INTRODUÇÃO: O livro de Deuteronômio é o livro dos registros das Leis do Senhor de forma resumida, contido no Pentateuco  Judaico, que  significa ensino e instrução, cuja a autoria desta obra é concedido a Moisés. Nos últimos capítulos de Deuteronômio, está registrado evidentemente as últimas instruções de Deus ao Seu povo (Israel – propriedade peculiar do Senhor), antes de possuírem a terra prometida,  e aqui no capítulo 31, analisamos de forma clara e objetiva o Grande Desafio que o Senhor concede a Josué filho de Num, o sucessor de Moisés. Moisés estava no final de sua carreira, aguardando sua par…