SALVAÇÃO?


QUEM SE SALVARÁ?


“E percorria as cidades e as aldeias, ensinando, e caminhando para Jerusalém.
E disse-lhe um: Senhor, são poucos os que se salvam? E ele lhe respondeu:
Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão.
Quando o pai de família se levantar e cerrar a porta, e começardes, de fora, a bater à porta, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos; e, respondendo ele, vos disser: Não sei de onde vós sois;
Então começareis a dizer: Temos comido e bebido na tua presença, e tu tens ensinado nas nossas ruas.
E ele vos responderá: Digo-vos que não sei de onde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade.
Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora.
E virão do oriente, e do ocidente, e do norte, e do sul, e assentar-se-ão à mesa no reino de Deus.
E eis que derradeiros há que serão os primeiros; e primeiros há que serão os derradeiros.” 


Texto: Lucas 13:22-30



Nem sempre a preocupação em torno do tema da salvação toca os pontos fundamentais do problema. Alguns se preocupam com faltas cometidas no passado e que não obterão o perdão de Deus. Outros cultivam a idéia de um Deus “bonzão”, que fecha os olhos para suas faltas. Estão certos de terem um lugar garantido no céu, sem esforço algum. Outros, ainda, dizem que em relação ao futuro. “Deus sabe o que faz”.

Baseado no texto, para adquirir a salvação são necessários basicamente três passos:

I - ENTRAR POR UMA PORTA ESTREITA - (Lc 13:24)
Jesus é questionado a respeito de quantos se salvarão. Seria um número pequeno? Jesus não esclarece. Ele aprofunda aspectos fundamentais da questão: Como fazer para se salvar; a urgência da opção pelo caminho apto a salvar; e não supervalorizar os próprios méritos. Jesus recorre ao simbolismo da porta estreita. Esforçar-se para entrar. Desfazer-se do supérfluo. Quem está carregando egoísmo, soberba, ódio, não pode atravessar a porta estreita. Quem explora os pobres, é injusto, é prepotência contra o indefeso, é caluniador, não pode atravessar a porta estreita. Cada um sabe do que se desfazer. A urgência da decisão de adaptar-se as dimensões da porta estreita é ilustrada no v. 25. A porta estreita num determinado momento estará cerrada (Mt 24:40). Quem pensar entrar quando bem entender será excluído (v. 27).  A confiança nos próprios méritos pode ser a condenação (v. 26). A precedência é invertida (v. 30).

II - COMPREENDER A VONTADE DE DEUS - (Is 66: 18-21)
Deus não quer que ninguém fique de fora. Deus nos congrega e nos acolhe. Deus não faz acepção de pessoas. Todos haverão de conhecer a glória de Deus (Is 66:18),  não importa como estão e como sejam trazidos.  O desejo de Deus é o mesmo de Jesus. Todos estão convidados a passar pela porta estreita (Jo 14:6). O homem é livre para escolher, mas cada um que se condena, decepciona Jesus.

III - DESFAZER DE NOSSOS EMPECILHOS - (Dt 8:2-3)
O tema do sofrimento presente pode ser entendido como um momento propício para nos educar (Hb 12:6). A correção é a preparação para passar pela porta estreita e chegar a Jesus (Hb 12:7). Se o empecilho é o vício, o costume, o dinheiro, o trabalho, a idolatria, a inveja, o orgulho, etc. É importante desfazer-se deles. Tirar do coração os resquícios de revolta e pessimismo. O sofrimento vivido na perspectiva da Salvação nos prepara para o encontro com Deus (Dt 8:2-3).

E necessário desfazer-se dos os empecilhos que nos afastam de Deus. A porta é o lugar natural por onde as pessoas entram. Qualquer outro lugar é considerado estranho. Entrar pela porta estreita é entrar por meio de Jesus. Ele nos conduz à vida eterna. Jesus é a porta estreita. É necessário fazer uma decisão. Ele não é apenas a porta, mas o único Caminho possível (Jo 14:6). Diz Jesus: “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, será salvo, entrará e sairá, e achará pastagens.” (Jo 10:9).


Comentários

Postagens mais visitadas