Pular para o conteúdo principal

MANUAL DE DISCIPULADO CRISTÃO: CRESCIMENTO EMOCIONAL I




CRESCIMENTO EMOCIONAL I

Lição 17

I – UM RÁPIDO ESTUDO SOBRE O HOMEM VISTO NA PALAVRA DE DEUS:

Um homem é um ser tripartido, ou seja, possui em espírito, uma alma e um corpo. Sua natureza portanto é tríplice (I Ts 5.23):
1.      Espírito: o espírito do homem é a porção do ser que tem comunhão como o Senhor. É ali que o Espírito Santo habita. É ao espírito do homem que o Espírito de Deus informa a sua vontade e dá ao homem consciência de que é filho de Deus (Rm 8.16);
2.      Alma: a alma possui diversas funções, mas principalmente, é nela que se encontram a vontade do homem, suas emoções e seus pensamentos. É a alma que torna o homem individual, diferente de qualquer outro.
3.      Corpo: o corpo é a parte que permite ao espírito do homem e à sua alma, que são incorpóreos, ter contato com o mundo físico.

II – O QUE É ESPÍRITO?

1.      É a parte do homem que adormeceu, passou a um estado de inoperância após a queda (Gn 2.16,17);
2.      É a parte que é restaurada instantaneamente com o novo nascimento (I Co 15.45);
3.      É a parte que nos coloca em contato com a dimensão espiritual;
4.      É a parte que mantém comunhão com Deus, que ouve a voz do Espírito de Deus (Pv 20.27) através da consciência e intuição;
5.      É a parte do homem onde recebemos o Espírito santo e onde ele faz morada (Jo 14.16-17);
6.      É o lugar, também, onde se alojam os espíritos malignos, que operam sobre a alma e o corpo (Mt 12.43-45). O espírito humano tem grande influência sobre a vontade, sobre a lama e também sobre o corpo.

III – UMA ANÁLISE DO ESPÍRITO – é o mesmo que o termo bíblico “homem interior”, encontrado em Rm 7.22 e II Co 4.16.

FUNÇÕES DO ESPÍRITO:

1.      Intuição – é a capacidade sensitiva do espírito humano. Através da intuição o conhecimento espiritual chaga a nós, sem qualquer ajuda da mente, emoção ou vontade (Mc 2.8; At 20.22);
2.      Consciência – é a capacidade de distinguirmos o certo e o errado, não por meio da influência do conhecimento da mente, mas por um julgamento espontâneo e direto (Dt. 2:30; At. 17:16);
3.      Comunhão – gera adoração. A alma não é capaz de adorar a Deus. Ele só pode ser adorado em nosso espírito (Jo. 4:23; Rm. 1:9; I Co. 6:17). Esta função nos leva a dar e a receber de Deus diariamente.

ENFERMIDADES DO ESPÍRITO

Como a separação entre o homem e Deus, provoca pelo pecado, aconteceu a decadência espiritual (Rm. 3:23; Sl. 51:5; Rm. 7:14-21).
Alienado de Deus o homem se Tornou vazio e incompleto, perdeu a vida abundante e passou a sofrer por ser incapaz de controlar sua conduta inclinada para o mal. Daí surgem enfermidades espirituais como:
1-  a perda do sentimento da vida - homem passou a viver às cegas, sem compreender o propósito de Deus para sua vida. Isto gerou profunda insatisfação com aquilo que nos cerca;
2-  um profundo e incompreensível sentimento de culpa – não é uma culpa apenas como a que fere a alma humana quando erramos, mas a culpa por ter abandonado o sistema de valores de Deus (Jo. 16:8);
3-  o medo da morte – leva a busca de um sentido para a vida, de uma segurança quando ao seu destino, inclinado o coração do homem a querer conhecer erroneamente a vida após da morte;
4-  a altivez de espírito – leva a soberba e a independência de Deus (Pv 16.18);
5-  opressão – satanás manipula situações, ambientes, pessoas no sentido de pressionar, sugestionar e até o mesmo induzir uma pessoa ao desempenho ou algo pior (I Pe 5.8-9);
6-  possessão demoníaca – demônios, no espírito de uma pessoa dominando todo o seu ser (Mc 5.1-13).

IV – UMA ANÁLISE DO CORPO

O corpo é o revestimento material, palpável, constituído de matéria física, que reveste o espírito e alma do homem, colocando-o em contato com o mundo físico.

FUNÇÕES DO CORPO

São os cinco sentidos que nos permitem comunicar com o mundo onde vivemos. Estes são: tato, olfato, visão, audição e paladar. Devemos lembrar acercar do corpo humano que:

a)     origina-se do pó da terra, ou seja, possui a mesma natureza construtiva (Gn. 3:19);
b)     é sujeito aos ataques do inimigo (Mt. 10:28);
c)     deve ser santificado ao Senhor (I Co. 6:13-18);
d)     é terreno e corruptível (I Co. 15:40-50).

ENFERMIDADE DO CORPO

A semente maligna do pecado, após a queda , atingiu a natureza do homem e também corrompeu o seu corpo. Vejamos as conseqüências:

a)   gerou no coração do homem cobiças carnais: prostituição, impureza, lascívia, glutonarias, etc. (Cl. 3:5-10);
b)  doenças físicas e pestes (Ex. 15:26);
c)   morte física (Rm. 5:12).

Ø  Memorize: “E o próprio Deus de paz voz santifique completamente; e o vosso espírito, a alma e o corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor” (I Ts. 5:23).

Por: Cleber Renato

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Temas para Missões

Temas de Missões:

“... a fim de que todos os povos da terra conheçam o teu nome...” 
II Cr 6.33


“Portanto, meus amados, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” 
I Co 15. 58


“Antes santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”. 
I Pe 3. 15


“...para que todos os reinos da terra saibam que só tu és o Senhor.” 
Is 37.20


“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”
 I Pe 2. 9


“...orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada...” II Ts 3.1


“O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos”
Isaías 61:1

“Ó terra, t…

ESBOÇO DE MENSAGEM CULTO DE AÇÃO DE GRAÇAS – FORMANDOS EM ENGENHARIA CIVIL

Texto: I Cr 28.20 “Disse Davi a Salomão, seu filho: Sê forte e, corajosamente, (esforça-te e tem de bom animo) mete mãos à obra! Não temas nada e não te amedrontes; pois o Senhor Deus, meu Deus, estará contigo; ele não te desamparará, nem te abandonará até que tenhas acabado tudo o que se deve fazer para o serviço do templo.”
Personagem central: Salomão (O Homem mais sábio que já existiu nos tempos bíblicos – Autor de 3 mil provérbios e mil e cinco cânticos)
Desafio: Construir – Executar – Edificar Grande Templo o Palácio que o seu pai Davi tinha arquitetado por Deus
“A NOSSA VIDA É CONSTRUÍDA ATRAVÉS DE NOSSAS ESCOLHAS. CADA ESCOLHA QUE FAZEMOS RESULTARÁ EM CONSEQUÊNCIAS BOAS OU RUIM”
Três aspectos básicos para construção da nossa vida que resultará em consequências boas: - Fundação - Elemento Estrutural vertical Pilares ou Colunas - Cobertura ou Telhado
1-CONFIAR NO SENHOR: “Confia ao Senhor a tua sorte, espera nele, e ele agirá.” (Sl 36.5) ou (Sl 37.5)
2-HUMILDADE:
“Vindo o orgulho(ou so…

Esboço de Sermão: Josué - Vencendo os Desafios da Vida

TEMA: Josué - Vencendo os Desafios da Vida


TEXTO: E chamou Moisés a Josué, e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te (seja corajoso), porque com este povo entrarás na terra que o Senhor jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la. O Senhor pois é aquele que vai diante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará. Não temas, nem te espantes. Dt 31. 7,8.
INTRODUÇÃO: O livro de Deuteronômio é o livro dos registros das Leis do Senhor de forma resumida, contido no Pentateuco  Judaico, que  significa ensino e instrução, cuja a autoria desta obra é concedido a Moisés. Nos últimos capítulos de Deuteronômio, está registrado evidentemente as últimas instruções de Deus ao Seu povo (Israel – propriedade peculiar do Senhor), antes de possuírem a terra prometida,  e aqui no capítulo 31, analisamos de forma clara e objetiva o Grande Desafio que o Senhor concede a Josué filho de Num, o sucessor de Moisés. Moisés estava no final de sua carreira, aguardando sua par…