O Ministério de Jesus



Resumo:  Esta obra revela resumidamente o poder de Deus através de seu Filho, contra as obras das trevas e o exercício ministerial de Jesus com demonstração de milagres com a finalidade de que todo aquele que nele crer não pereça mas tenha a vida eterna.




Texto: “Respondendo então, Jesus, disse-lhes: ide e anunciai a João o que tendes visto e ouvido: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres anunciam o evangelho.” [Lucas/7/22]
           
Para falarmos acerca do ministério de Jesus, realmente é algo muito maravilhoso que vai além de todas as expectativas humanas, se fosse-mos relatar todas as maravilhas de nosso Salvador, sem dúvida encerraríamos nossas palavras como a do apóstolo João: “Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém.” [João/21/25].  
Jesus o Filho de Deus veio a este mundo, repleto de pecado dominado pelo poder das trevas, e na forma de homem esvaziou-se de si mesmo, foi humilhado e rejeitado, trazendo consigo uma nova esperança de salvação, demonstrando em seu ministério a autenticidade de que Ele veio para desfazer as obras de satanás. As suas qualidades são centradas na Divindade, pois Ele é Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz. Nos registros Bíblicos vemos suas obras em ação, realizando grandes  maravilhas, entregando os melhores conselhos, demonstrando a autoridade do Deus Forte, trazendo a verdadeira Vida Eterna e a Paz para os desesperados e cativos no pecado.
No texto base acima podemos extrair algumas operações de Jesus contra a conseqüência do pecado, João Batista estava preso, talvez confuso pela situação, ele pede aos seus discípulos para irem até Jesus perguntar se realmente Jesus era o que havia de vir ao mundo para salvar, restaurar e libertar ou se ele e os demais esperariam outro. Note a situação de João Batista, homem que presenciou o batismo Jesus, anunciou a vinda do salvador e agora se encontra profundamente abalado pela perseguição. As vezes também encontramos nesta situação, proclamamos as obras do Senhor com toda a ousadia e firmeza, entretanto quando vem as mais terríveis perseguições ficamos confusos e desanimados chegando ao ponto de duvidar de Jesus. Jesus é enfático em suas palavras e responde  as questões humanas provando que Ele realmente é Deus, verbaliza para os discípulos de João e diz: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres anunciam o evangelho.
O profeta Isaías profetizou acerca de Jesus a respeito de ministério e disse: “O ESPÍRITO do Senhor Jeová está sobre mim; porque o Senhor me ungiu, para pregar boas novas aos mansos: enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; a ordenar acerca dos triste de Sião que se lhes dê ornamento por cinza, óleo de gozo por tristeza, vestido de louvor por espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glorificado” Is 61.1-3. Veja que maravilha! Jesus cumpriu seu ministério, Ele mesmo disse - está consumado (decretou nossa vitória) -, em seu ministério Ele operou de forma gloriosa, e para nossa completar nossa alegria sabemos que seu ministério não encerrou, mas ainda continua: Salvado, Curando, Libertando, Batizando com Espírito Santo e preparando Sua Noiva para o Grande Dia do Senhor. Jesus ainda tem uma Palavra de Vitória para sua vida, então não te desanimes. Vejamos aqui algumas obras apresentadas do texto base [Lucas/7/22], para melhor compreensão da aplicação do contexto no sentido espiritual:
1-      Os cegos vêem: Muitos estão cegos espiritualmente, e essa cegueira pode ser comparada, quando  deixamos  de acreditar no Senhor e consequentemente desfalecemos na fé, por isso Paulo disse: “Porque andamos por fé, e não por vista” [IICoríntios/5/7]. Devemos sempre crer, acreditar e andar com os olhos da fé. Todos pecaram e estão destituídos da Glória de Deus [Romanos/3/23], isso significa que estamos em densas trevas como cegos sem saber para onde ir, diante dessa situação Jesus chega até a nós e dizendo: os cegos vêem, ou seja, Ele traz a cura para a cegueira,  Ele é a luz do mundo e aonde a luz está as trevas vão embora [João/8/12], [João/12/46] Jesus restaurou-nos a visão para seguirmos no caminho certo, “lampada para meus pés é a tua Palavra e luz para o meu caminho.” [Salmos/119/105].
2-      Os coxos andam: Quantos coxos espiritualmente temos hoje, com dificuldade para andar nos caminhos retos do Senhor, andam em caminhos tortuosos, porém Jesus veio para restaurar e dar saúde, Ele é o caminho, a verdade e a vida [João/14/6], os coxos são sarados para andarem no caminho que é Jesus, pois escrito está: aquele que diz está Nele deve andar como Ele andou [IJoão/2/6].
3-      Os leprosos são purificados: A lepra é uma doença terrível, considerada espiritualmente a impureza da alma (uma vida de pecado), Jesus purifica nossos pecados mediante seu sangue puro [Ijoão/1/7]. Nos limpa totalmente do pecado, nos dando o acesso pelo seu sangue ao trono da graça, para vivermos de vitória em vitória. Ele também purifica nossas lepras.
4-      Os surdos ouvem: A surdez espiritual também é um grande problema, uma vez que, a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus [Romanos/10/17]. Se não dermos crédito a Palavra de Deus, certamente corremos o grande risco de ficarmos como surdos espirituais e consequentemente pereceremos naufragando na fé. Por isso Jesus deixou um conselho, “Quem tem ouvidos ouçam o que o Espírito diz às Igrejas”[Apocalipse/3/13] e [Mateus/13/16]; não corra este risco de surdez espiritual, previna-se com a voz de Deus falando em seu coração. Porém se você não ama mais os cultos de doutrinas, escola dominical, o ensino da Palavra, clame a Deus para Jesus possa curar-te dessa surdez porque ...os surdos ouvem... e as ovelhas conhecem a voz de seu pastor [João/10/4]. Esteja surdo sim, para as fofocas, para a mentira, a calúnia e as demais conversações que não edificam a alma, mas corrompem os bons costumes, porém fique atento para a voz mansa de Jesus: “vinde a mim todos que estejais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei” [Mateus/11/28].
5-      Os mortos ressuscitam: Muitos estão como mortos espiritualmente, outros deixaram suas esperanças, sonhos e propósitos morrerem, estão extremamente abalados e sem força, talvez pelas circunstâncias desta vida. Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.” [João/11/25], Jesus pode tanto ressuscitar uma pessoa fisicamente, como também ressuscitar uma pessoa morta espiritualmente, basta crermos Nele depositar nossa fé no Senhor e esperarmos o milagre acontecer... creia e verá sua esperança, sua força e sonhos ressuscitarem, a Ele pertence o Poder.
6-      Aos pobres anunciam o evangelho: O Evangelho está relacionado com as Boas Novas (Boas Notícias) de Jesus, e neste tópico vemos que aos pobres se anunciam. Talvez você pense que neste caso Jesus fez acepção de pobres e ricos, porém se analisarmos as palavras com cautela, Jesus refere-se não a classe de pobres materialmente falando e sim seu contexto é espiritual, ou seja, aqueles que se acham ricos, presunçosos, poderosos não podem receber o evangelho uma vez que Jesus veio para os doentes e não para os sãos, por isso que Jesus deixou claro: “Bem- Aventurado os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.” [Mateus/5/3].

O ministério de Jesus ainda continua: salvando, libertando, curando.... através do Poder do Espírito Santo. Hoje Deus usa seus discípulos como instrumento para dar continuidade no ministério de Jesus, e você pode ser uma arma especial para proclamar que Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente [Hebreus/13/8]. Não perca mais tempo e seja um grande missionário ou missionária para transformar este mundo perturbado através da Palavra de Deus. Amém. 


Autor: Cleber Renato da Silva

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas