VALENTES DE DAVI



VALENTES DE DAVI
“Suspirou Davi e disse: Quem me dera beber água do poço que está junto à porta de Belém! Então, aqueles três valentes romperam pelo acampamento dos filisteus, e tiraram água do poço junto à porta de Belém, e tomaram-na, e a levaram a Davi; ele não a quis beber, porém a derramou como libação ao SENHOR. E disse: Longe de mim, ó SENHOR, fazer tal coisa; beberia eu o sangue dos homens que lá foram com perigo de sua vida? De maneira que não a quis beber. São estas as coisas que fizeram os três valentes.”
II Samuel 23: 16-17
Davi foi um rei vencedor. Suas conquistas, as derrotas imputadas aos seus inimigos e vitórias estão registradas nas Sagradas Escrituras.
Foram poucas as derrotas que teve Davi. Podemos afirmar que Davi foi um dos maiores conquistadores que a terra já conheceu.
Davi deixou um legado de conquistas a seu filho Salomão e aos seus súditos: muitas riquezas obtidas dos despojos dos inimigos; paz entre as fronteiras; o respeito dos seus inimigos, os objetos para a construção do templo; exemplos e princípios de vida no temor de Deus.
Podemos perguntar. Mas qual o segredo de tantas vitórias, de tantas conquistas?
São várias as respostas: “…Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.” Atos 13: 22 Era um homem de grande temor a Deus. Ele seguia as estratégias de Deus: “ Devo ir, Senhor? Devo lutar, Senhor? Quando devo ir? Por onde devo ir?” Desfrutava muita intimidade com seu Deus.
Outro ponto importante nas vitórias de Davi: como líder ele soube utilizar àqueles que Deus colocou ao seu lado: homens cuja sociedade havia renegado, marginalizado; os endividados, os perseguidos e angustiados.
Davi deu a estes homens o que eles mais precisavam: amor, e a auto estima que mereciam, foi um bom pastor e os fez verdadeiros valentes, heróis, vencedores.
Nenhum exército inimigo podia suportar o exercito de Davi. Começou com poucos, 400 homens, cresceu para 600 e assim foi aumentando na medida em que ele ia conquistando o reino.
Desse exército vitorioso de Davi existiam alguns que eram verdadeiros heróis, homens valentes, que não temiam a força dos inimigos, pois espelhavam–se no seu rei que venceu o gigante Golias e outros tantos inimigos que foram derrotados por ele.
O livro de II Samuel 23:8-39 faz um destaque de 37 valentes do exército de Davi, nome por nome. Desses 37, seis recebem um maior destaque pelos seus feitos.
O primeiro grupo de três, são: Josebe Bassebete, o principal de todos, matou oitocentos inimigos numa só batalha demonstrado com isso coragem, força, poder e determinação.
O segundo tem o nome de Eleazar, o maior feito dele foi quando os filisteus desafiaram os filhos de Israel para a batalha e todos fugiram da presença dos filisteus. Eleazar sozinho pegou sua espada lutou com os filisteus ao ponto de sua mão ficar apegada a espada. Demonstrando assim coragem e perseverança para vencer as batalhas do Senhor.
O terceiro herói se chama Samá, este quando viu os filisteus querendo saquear as plantações de alimentos, (terra cheia de lentilhas) ele se colocou no meio do terreno, e disse: “Ah, vocês não vão levar não, primeiro vocês vão passar por cima do meu cadáver”, e foi ferindo os filisteus. Deus deu grande livramento a Israel, por causa de Samá.
Existiu outro grupo de três, que quando Davi estava na caverna de Adulão, desejou beber das águas que estava junto a porta de Belém, que estavam sob o domínio dos Filisteus seus inimigos haviam tomado, a cidade que nasceu e se tornara rei.
Quando os três ouviram as palavras de Davi, e do desejo beber das águas de Belém, desceram até o arraial do inimigo, intrépidos e destemidos, trouxeram a água do poço para que o rei a tomasse. Um feito heróico que mereceu um destaque nas Escrituras e elogios do rei.
Foram homens como esses, cheios de coragem, fé e obediência que fizeram de Davi um rei vencedor.
DEUS CONVOCA OS VALENTES PARA VENCER AS BATALHAS
Na vida cristã estamos em constantes batalhas. O homem de Deus é chamado, convocado ao exército de Deus, não para ser um derrotado, mas um vencedor e conquistador.
Os filisteus (inimigos) são muitos; são fortes e valentes, e a luta é difícil. Faz-se necessário está preparado, ser bem treinado, ter seriedade e muita vigilância. Porém, muitos se acorvadam diante dos inimigos e fogem.
Mas o homem de Deus foi constituído para vencer, porque Deus é que luta as nossas batalhas e vence as nossas guerras.. Pois contigo desbarato exércitos, com o meu Deus salto muralhas… Ele adestrou as minhas mãos para o combate, de sorte que os meus braços vergaram um arco de bronze… Pois de força me cingiste para o combate e me submeteste os que se levantaram contra mim. Também puseste em fuga os meus inimigos, e os que me odiaram, eu os exterminei. Gritaram por socorro, mas ninguém lhes acudiu; clamaram ao SENHOR, mas ele não respondeu. Então, os reduzi a pó ao léu do vento, lancei-os fora como à lama das ruas.” Salmo 18:29,34, 39-42
Há muitas batalhas que precisamos vencer:
Batalhas do desânimo; batalha da comodidade; batalha da inoperância; batalha da desobediência; batalha das tentações da carnalidade; batalha para defender os valores cristãos. O diabo está destruindo os valores cristãos da moralidade, da justiça, amor, santidade, fraternidade, unidade, paz e muitas vezes estamos impassíveis, acomodados, coniventes, vendo as destruição dos lares, e pouco fazemos.
Batalha para tirar as almas das garras do diabo.
Romper as barreiras dos filisteus, é o nosso grande desafio, e nós temos o poder de Deus que nos dá a vitória.
Três são os inimigos que precisamos vencer: O mundo, a carne, o diabo.
Como se rompem essas barreiras? Com fé, determinação, obstinação, ousadia, coragem, intrepidez, força, poder, perseverança, renúncia.
Levantam-se servos de Deus para a peleja!!!
OS EXERCÍCIOS DE VALENTES
Para fazer parte dos valentes de Deus; faz-se necessário algumas práticas que revitalizarão as forças do homem de Deus:
Tem que ter fé e confiança no Senhor. Ser cheio de temor a Deus. “Também, quando se assentar no trono do seu reino, escreverá para si um traslado desta lei num livro, do que está diante dos levitas sacerdotes. E o terá consigo e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer o SENHOR, seu Deus, a fim de guardar todas as palavras desta lei e estes estatutos, para os cumprir.”Deuteronômio 17:18,19 Cultivar intimidade com Deus. “A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.” Salmo 25:14
– Através da oração, estudo bíblico, meditação. Até à minha chegada, aplica-te à leitura, {leitura: leitura pública das Escrituras} à exortação, ao ensino.” I Timóteo 4:13
– Vida consagrada no altar do Senhor. Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.” I Tessalonicenses 4:3-7
– Vida de santidade. Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” Hebreus 12:14
Estando sempre preparados. “Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós…” I Pedro 3:17
OS ANSEIOS DE DEUS
“Suspirou Davi e disse quem me dera beber água do poço que esta junto à porta de Belém!”
Deus tem anseios e desejos que só os seus valentes podem cumprir, mesmo que para isso tenham que buscar nos arraiais dos inimigos.
A vontade de Deus. “Venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu.” Mateus 6:10 Que todos sejam salvos. “O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.” I Timóteo 2:4 Que todos sejam santificados. Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição;”I Tessalonicenses 4:3 Que nenhum se percam. Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.” II Pedro 3:9 Deus não tem prazer na morte do perverso. Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o SENHOR Deus. Portanto, convertei-vos e vivei.” Ezequiel 33: 11
Aceite esse desafio: seja um valente de Deus.
Compilado por: Cleber Renato

Comentários

Postagens mais visitadas