O Testemunho Genuíno

Texto: “Eles pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida” Ap 12.11

            O testemunho de um cristão verdadeiro é a representação visível de cristo, mediante a aplicabilidade diária da Palavra de Deus em seu coração. A palavra cristão (grego: christianos) significa ser seguidor de Cristo. Representa o profundo relacionamento do crente com Cristo, ao ponto de suas atitudes refletir uma vida de posturas e práticas igual ao Senhor Jesus Cristo; “ Aquele que diz estar nele, deve andar como ele andou” I Jo 2.6.
            Para obtermos o testemunho verdadeiro é necessário alguns requisitos na prática, pois nossa conduta deve estar centralizada na vontade do Criador:

Primeiro: Temos que viver em Cristo – “ logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim...” Gl 2.20. nosso viver diário em Cristo resulta em experiências maravilhosas em que Cristo revelou aos seus seguidores. Devemos viver conforme a Palavra de Deus em nós, o Verbo centralizado em nossa maneira de pensar, agir e refletir. E para alcançarmos este privilégio temos que deixamos ser conduzidos pelo Espírito Santo conforme a Palavra de Deus nos orienta.

Segundo: Devemos possuir a mente de Cristo “...nós porém, temos a mente de Cristo” I Co 2.16. possuir a mente de Cristo significa que nossos pensamentos são levados cativos a vontade de Deus, pensamos nas coisas que são de “cima (o que vem de Deus) e não as que são da terra”, ou seja, tudo o que é verdadeiro, respeitável, tudo que é justo, puro, amável, nisso devemos ocupar o nosso pensamento. Nossa mente é o campo de batalha espiritual e quando memorizamos a Palavra de Deus que é uma de nossas armas espirituais, vencemos pela Palavra aos ilusões que Satanás tenta nos impor.

Terceiro: Devemos ter uma vida constante de renuncia – “ ...disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.” Mt 16.24. se a palavra cristão significa ser seguidor de Cristo, logo para seguirmos a Cristo como esta descrito no texto acima, temos que ter uma vida de renuncia e submissão a vontade de Deus. E para renunciar, devemos  vencer nossa própria vontade (o eu), para que a vontade de Deus reine sobre nós, tendo uma vida santa, reta e temente a Deus. Certamente não é fácil obter uma vida de renuncia, quando se refere a nossa própria natureza. Porém Deus nos conduz com sua graça e infinita misericórdia o meio certo para sermos vitoriosos sobre nossas próprias paixões. Podemos obter essa vitória quando produzimos o Fruto do Espírito (Gl 5.22).   

            O testemunho de um verdadeiro cristão é fundamental para sermos  o sal da terra e luz neste mundo perdido sem Deus, com objetivo principal de sermos exemplos àqueles que precisam de uma salvação e estão em densas trevas (Mt 5.13-16). O testemunho vai além de nossas palavra é obtido através de nossas atitudes, conduta e pratica cristã. A palavra testemunho vem do grego (Marturia) derivado da palavra mártir que descreve um testemunho baseado no que alguém está disposto a morrer por causa da fé. Um exemplo bíblico de um testemunho genuíno é o da vida de Estevão, o primeiro Mártir Cristão, que pela fé morreu em prol do evangelho alcançando o galardão de Deus (leia Atos cap. 6 e 7). Estevão não negou a fé até a morte, ele venceu e amou seus perseguidores; que exemplo maravilhosos foi registrado na Bíblia para nosso aprendizado.
            Lembre-se “Eles pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida”.
Vamos vencer também com a ajuda de nosso Senhor!!!

Autor: Cleber Renato da Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Temas para Missões

Frases marcantes de: Oswald Smith

Esboço de Sermão: Josué - Vencendo os Desafios da Vida